25.8 C
Rondonópolis
 
 

Eficácia do fumacê é questionada por Município

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Município explica que o uso do fumacê é monitorado pelo Ministério da Saúde e deve ser muito bem avaliado, devido os resultados e efeitos demonstrados
Município explica que o uso do fumacê é monitorado pelo Ministério da Saúde e deve ser muito bem avaliado, devido os resultados e efeitos demonstrados

Diante da epidemia de dengue vivida por Rondonópolis, muitos moradores têm cobrado do Município a aplicação de inseticidas através da nebulização (fumacê). No entanto, o Município explica que o uso do fumacê é monitorado pelo Ministério da Saúde e deve ser muito bem avaliado, devido os resultados e efeitos demonstrados.
Conforme o gerente do Departamento de Saúde Coletiva, Alencar Libano de Paula, há vários posicionamentos a serem considerados quanto ao uso do fumacê. Um deles é que o seu uso é recomendado quando o índice de infestação pelo mosquito na cidade está acima de 4%. Contudo, informa que o índice de infestação em Rondonópolis está entre 2,5% e 3%.
Alencar Libano explica que o uso do fumacê só mata os mosquitos adultos, não atingindo as larvas, devendo haver da mesma forma o trabalho preventivo. Além disso, argumenta que é difícil matar os mosquitos transmissores da doença que ficam em locais escondidos dentro de casa, devido à dificuldade do veneno chegar até esses pontos.
O gerente observou ainda que o fumacê é usado somente em último caso, porque expõe a população a um inseticida que tem efeitos nocivos à população, principalmente grávidas e bebês. Também disse que elimina os predadores naturais do mosquito transmissor da dengue, a exemplo de pássaros e outros insetos.
A nebulização aérea, segundo o informado, não pode ser usada em dias chuvosos, de muita umidade, e com muito vento. Há ainda possibilidade de reação alérgica nas pessoas. Não bastasse todos esses fatores, Alencar Libano atesta que o uso do fumacê é muito caro. Para atender toda a cidade, ele estima que seriam necessários entre R$ 4 e 5 milhões por ano.
O representante do Município lembrou que outras cidades de Mato Grosso usaram recentemente o fumacê, mas não resolveram o problema da dengue. Um exemplo dado foi do uso dessa estratégia no bairro Pedra 90, em Cuiabá. No começo da aplicação, em maio, foram 400 notificações de pessoas com dengue e, ao fim de 2009, Alencar externou que foram quase 2.000.
“O problema da dengue é de manejo ambiental e de conscientização. Temos que eliminar o mosquito na fase de larva ainda”, argumentou, lembrando que, em Rondonópolis, o controle químico vem sendo feito através da bomba costal motorizada, com aplicação direcionada e eficaz. Segundo ele, são 30 profissionais que realizam esse serviço na cidade, perfazendo uma média de 50 mil casas por mês.
“Isso [o fumacê] não resolve. Foi usado há 20, 30 anos atrás. Isso é demagogia”, reclamou Alencar.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Bom na realidade,devo me desculpar pela intromissão.Até por que só os moradores de Rondonópolis sabem o que se passa no município.Não sei de onde vem o erro,mas trabalho ha mais de dez anos com o fumacê em minha cidade,e posso afirmar a eficácia do produto.
    Fatores como clima,dose do produto e a devida maneira de aplicação,fazem muita diferença.Aqui em nossa cidade usamos a cypermetrina 30%.E tem mostrado um bom resultado.
    Outra situação é que o produto mata os alados que estão no momento no ambiente,os que aparecerem depois,não tem como.
    Além de tudo o fumacê causa um desequilíbrio ambiental,por isso é usado em último caso.Mata mosquito,baratas,mas também extermina bichos que não prejudicam ninguém,pelo contrário ajudam o ser humano.

  2. Quais os insenticidas indicados no combate ao mosquito da dengue, qual o mais recomendado e como aplicar? E se possível como se pode adquirí-lo.

  3. Dizem os supostos “entendidos” que o inseticida Malathion provoca câncer nos seres humanos. Bem, prefiro enfrentar um câncerzinho e morrer daqui uns 30 a 40 anos do que morrer de dengue nos próximos dias. Ministério Público socorro, socorro, socorro……..

  4. Não somos idiotas. Vimos o fumacê atualmente sendo utilizado em diversas cidades do Brasil e nelas não encontramos a calamidade que ocorre em Rondonópolis. O Ministério público tem que tomar providências pois a população não aguenta mais tanta ingerência na Saúde.A ordem é não registrar muitos casos de Dengue para não afetar a economia da cidade.Pagaremos com a vida pela manutenção do “status quo”.A Secretaria de Saúde é a responsável por tantos casos de Dengue em Rondonópolis. É a maior Epidemia de nossa história.

  5. “O gerente observou ainda que o fumacê é usado somente em último caso, porque expõe a população a um inseticida que tem efeitos nocivos à população, principalmente grávidas e bebês” . Absurda informação! Ignora este senhor que, se uma gestante contrair Dengue o bebê terá a doença, juntamente com a mãe? Que o risco de morte será aumentado para ambos? Anos atrás, quando era feito um trabalho criterioso, não morreu ninguém nem de Dengue nem de ‘efeito’ inseticida!
    Quanto ao valor do produto ele deveria esclarecer que quem fornece o Malathion é o Ministério da Saúde.
    Que economia idiota é esta, que superlota o Pronto Atendimento, UTI, postos de saúde, PSFs., hospitais? Altas despesas hospitalares. Economia para quem? Pessoas perdem dias de trabalho (quando não perdem a vida), empresas atrasam produção e o atendimento aos clientes. Isto é economia???
    Interessante: Quando ocorreu uma epidemia em Brasília – DF., o presidente Lula ordenou que passassem o “fumacê”…
    O desavisado coordenador prefere pessoas morrendo sem tomar as providências ditadas pela OMS – Organização Mundial de Saúde e pelo próprio Ministério da Saúde???
    Talvez eu esteja errada mesmo, enfim, estudei apenas para trocar pneu de disco voador, e este senhor ‘é chefe’ da saúde, deve saber o que está falando…

  6. Demagogia é esse despreparado fazer tais afirmações, ele deveria esclarecer corretamente o tipo de inseticida que está sendo utilizado nas bombas, e por isso a ineficácia no procedimento, honerando sempre o bolso do contribuinte, agora, isso é o de menos, essa negligência está MATANDO A POPULAÇÃO!!!

    Até quando vai continuar essa irresponsabilidade com nossas vidas?

  7. Até hoje não vi nenhum pernilongo (mosquito) morto pelos venenos das campanhas da SAUDE. Somente os que nós Matamos a TAPA em nossas residências… E continuaremos dando TAPAS nos danados. Amém…

  8. Não concordo com o tal de fumacê, pois toda vez que eles passam no meu bairro (02 vezes), no outro dia triplica a quantidade de pernilongos na minha residência. (Parece alimento pros danados). O que pode estar havendo?
    O veneno não MATA! Exemplo: somente espanta da casa do meu vizinho para minha casa. Assim Nao dá… Olha a dengue ai gente!

  9. É demagogia porquê? Vocês não aceitam os outros dar opinião ou seja ensinar vocês a trabalhar. Por causa do orgulho e incompetência de vocês a nossa cidade está passando por essa epidemia. Acordem…

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Juros de cartão de crédito sobem e atingem 421,3% ao ano em março

Após dois meses consecutivos de queda, a taxa média de juros do cartão de crédito rotativo apresentou, em março,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img