34.6 C
Rondonópolis
 
 

País é líder em recolhimento de embalagem

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Em 2009, foram recolhidas cerca de 28 mil toneladas, um retorno de 90%
Em 2009, foram recolhidas cerca de 28 mil toneladas, um retorno de 90%

O Brasil segue líder mundial no recolhimento de embalagens de agrotóxicos. Em 2009, foram recolhidas cerca de 28 mil toneladas, um retorno de 90%. Apesar de 10% dos recipientes provavelmente ainda estarem em contato com a natureza, podendo causar danos à saúde humana e animal e ao meio ambiente, a taxa é bem superior à de outros países. Canadá, Estados Unidos e Japão têm índices de recolhimento entre 20% e 30%.
Desde 2002, quando entrou em funcionamento o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), o país já recolheu mais de 136 mil toneladas de recipientes usados. Os estados de Mato Grosso, Paraná, Goiás e São Paulo participaram com mais de 60% desse volume.
Segundo o coordenador de Agrotóxicos do Ministério da Agricultura, Luís Carlos Rangel, o diferencial brasileiro é o sistema de fiscalização, no qual o revendedor e o comprador são identificados e a devolução das embalagens monitorada, inclusive com punições previstas nas leis de agrotóxicos e de crimes ambientais.
As embalagens podem ficar armazenadas por até um ano. Após a devolução, o produtor tem que guardar o comprovante por mais um ano para fins de fiscalização. Antes de devolvê-los, o agricultor deve fazer a tríplice limpeza dos recipientes, que consiste em seu esvaziamento, lavagem e perfuração, para que não sejam reutilizados.
Quando não havia programa de recolhimento de embalagens e nem legislação específica sobre o assunto, elas eram enterrados, queimados ou jogados em rios. Essas práticas são nocivas ao meio ambiente e aos seres vivos.  (Fonte: Agência Brasil)

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. “O país já recolheu mais de 136 mil toneladas de recipientes usados.” Podemos analisar este artigo da seguinte maneira: Se é recolhida tanta embalagem de agrotóxico é por é usado e muito!
    Por isto não é questionado? Por que é utilizado tanto agrotóxico? O uso excessivo destes químicos nas lavouras (e em hortas) para eliminação de insetos e parasitas é válido, enfim, soja, algodão etc., representam dinheiro! O uso destes produtos não se restringe a um mês ou dois. Assim sendo, lá (na lavoura) pode, mas na cidade, temporariamente o uso de inseticida próprio para eliminar insetos vetores transmissores de diferentes patologias não pode! Onde está a coerência???

  2. Esse é um título nada honroso para o Brasil. É uma hipocrisia muito grande imaginar que o simples recolhimento de uma embalagem livrará a saúde humana e meio ambiente da contaminação dos agrotóxicos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img