29.4 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

Síndrome da alienação parental traz inúmeras sequelas às crianças

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Psicóloga Sanira Amaral Logrado: “as partes envolvidas devem ser tratadas, não somente a criança”
Psicóloga Sanira Amaral Logrado: “as partes envolvidas devem ser tratadas, não somente a criança”

A Síndrome da Alienação Parental está tomando tamanha dimensão que até ganhou um filme documentário: “A morte inventada”, com depoimentos de pessoas sobre o assunto. Em Rondonópolis, apesar de não ser tão comum, começa-se a diagnosticar casos do fenômeno, mas a falta de conhecimento do assunto ainda tem de ser enfrentada.

A psicóloga Sanira Amaral Logrado observa que conflitos familiares e violência no âmbito das relações pessoais existem há algum tempo. No caso da Síndrome, lembra que só foi nomeada recentemente, devido ao grande número de casos ocorridos.

Para lidar com essa Síndrome, a psicóloga atesta que é necessário haver uma equipe multidisciplinar como psicólogos, juízes, assistentes sociais e médicos para conseguir identificá-la. No âmbito da psicologia, diz que é necessário ter uma formação sistêmica familiar ou um curso de mediação, além da aplicação de teste e laudos psicológicos. “Em nossa cidade existem alguns profissionais que trabalham nessa área”, esclarece.

As sequelas desse mal são inúmeras, principalmente para a saúde emocional das crianças. Sanira Logrado diz que o conflito com um dos genitores ou com os dois é gravíssimo para a formação da personalidade da criança, podendo gerar algo dolorido como sentimento de culpa por ter escolhido um dos genitores, homossexualidade, e até um desvio de conduta mais grave.

A psicóloga reforça que é necessária uma junta de profissionais para lidar com esse tipo de caso. Quanto às vítimas das falsas acusações, diz que elas também podem buscar um psicólogo para fazer a mediação com o outro cônjuge por meio judicial. “As partes envolvidas devem ser tratadas, não somente a criança, pois essa síndrome é consequência de uma disfunção emocional de ambos, todos envolvidos acabam sendo afetados de alguma maneira. Conseguir entrar em acordo seria o mais saudável para a criança”, afirma.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Olá,
    Minha monografia de fim de curso de graduação versará sobre a SAP, mas tenho algumas considerações a fazer. No meu entendimento, não somente os genitores utilizam deste expediente para perturbar o seu ex-cônjuge, este é apenas um dos casos. Existem também, a disputa acirrada das avós pelos netos, a chamada segunda chance, de avós que desmerecem seus filhos como pais, na frente dos netos, querendo serem mais amados do que os próprios pais. Os avós no intuito de ajudar, acabam por se intrometer demasiadamente e gerando conflitos familiares, não tendo o senso de proporção. Avós são considerados como “santos” “mãe com açucar”, mas muito podem atrapalhar e as vezes de difícil reparação. Era isto.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

RS: Nível do Guaíba sobe 41 centímetros em apenas 24 horas

Embora a intensidade das chuvas tenha diminuído nas últimas 24 horas em quase todo o Rio Grande do Sul,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img