29.7 C
Rondonópolis
 
 

JPM Brasil

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

MÃO DE OBRA I
O levantamento Emprego e Oferta Qualificada de Mão de Obra no Brasil: Projeções para 2011, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado na última quinta-feira 28, aponta que o país deve terminar o ano com 1,7 milhão de novas vagas de trabalho.

MÃO DE OBRA II
No entanto, essa perspectiva vai ficar abaixo dos 2,52 milhões de postos com carteira assinada do último ano. A demanda por mão de obra pode chegar a 21 milhões de vagas, considerando o crescimento da economia em 5%. O estudo avalia as vagas ocupadas por demissões ou as ainda em aberto, estimadas em 19,7 milhões.

QUALIFICAÇÃO
Essa demanda a que se refere o estudo trata da qualificada e este é um dos problemas atuais do País. Para corrigi-lo, a presidente Dilma Rousseff lançou quinta-feira o Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica). A ideia é qualificar oito milhões de pessoas até 2014.

ETANOL ENQUADRADO
Com a edição de uma medida provisória na última quinta-feira (28), o governo federal decidiu regulamentar e fiscalizar o setor de produção de etanol no país. A visa conter, entre outras medidas, os aumentos abusivos dos combustíveis e garantir o abastecimento. Agora o etanol deixa de ser produto agrícola e passa a ser combustível, passando à jurisdição da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

PREÇOS ABSUSRDOS
Como foi lembrado aqui na semana passada, as distribuidoras e revendedoras de combustíveis estão fazendo cobranças absurdas da gasolina, que é vendida pura a R$ 1,05 o litro em todas as refinarias da Petrobras.

SOB VIGILÂNCIA
Diante disso, a ANP resolveu investigar a formação de cartel. Com o etanol sob a abrangência da Agência, a produção e comercialização do combustível também sofrerá fiscalização.

UTILIDADE PÚBLICA
A medida provisória também estabelece de utilidade pública “garantir o fornecimento de biocombustível em todo o país”. A medida inibirá situações em que produtores, distribuidores e revendedores atuem para lesar o abastecimento e obter ganhos abusivos. A ANP passa a ter o direito de controlar a “produção, exploração, transporte, transferência, armazenagem, estocagem, distribuição, revenda e comercialização dos biocombustíveis”.

QUARENTENA
A MP também impõe que os dirigentes da ANP seja obrigados a cumprir quarentena de um ano, antes de aceitarem ocupar cargos em empresas do setor de combustíveis. E as reuniões que tratem de pendências entre consumidores e produtores terão de ser, obrigatoriamente, públicas.

SAÍDA DA BOLSA
O Pronatec vai oferecer vagas em cursos e bolsas de estudo para estudantes do ensino médio e jovens trabalhadores. Parte desse público alvo será os 11 milhões de beneficiados pelo programa Bolsa Família, que terão a oportunidade, com o Pronatec, de alçar ao mercado de trabalho.

AEROPORTOS
Um estudo do Ipea também confirmou nesta semana que atrasos nas obras de aeroportos em cidades-sede da Copa do Mundo podem comprometer a realização do evento. O relatório foi apresentado em reunião da Comissão de Serviço de Infraestrutura (CI). O senador Jayme Campos (DEM), membro da CI pregou a união de esforços entre classe política, governo e empresários para que sejam evitados os problemas.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img