32.5 C
Rondonópolis
 
 

APL de Florestas é implantado na região

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A região sul/sudeste de Mato Grosso tem perspectivas de fortalecimento de florestas plantadas. Uma reunião na tarde desta sexta-feira (23/03) marcou a implantação do Arranjo Produtivo Local (APL) de Florestas Plantadas na região, tendo como sede a cidade de Rondonópolis. A proposta vem dar respaldo ao crescimento expressivo do setor nos últimos anos, ampliando as oportunidades aos produtores e buscando atrair indústrias para agregar valor e empresas de vendas de insumos e prestação de serviços.
O assessor especial da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso (Sicme), José Juarez Pereira de Faria, está animado com a implantação do APL na região. Ele externa que a iniciativa possui importância econômica, social e ambiental. Nesse contexto, pontua que, além da viabilidade econômica, a floresta plantada contribui para o meio ambiente, ajudando a manter de pé florestas nativas, e socialmente, com a geração de emprego e renda. Na área social, diz que o APL também vai trabalhar com pequenos produtores, usando sistemas agroflorestais e, conforme a demanda, até uma associação com a fruticultura.
José Juarez explica que a ideia é consolidar o projeto do APL de Florestas Plantadas em um período de cerca de quatro a cinco anos. No entanto, alerta que o andamento do APL não é uma responsabilidade do Governo do Estado, que atua como uma espécie de apoiador apenas. Ele externa que quem vai conduzir e desenvolver o APL são os participantes, os produtores, indústrias e comerciantes do setor. “O governo vai atuar na atração de indústrias para absorver a matéria-prima”, informou.
Conforme o assessor, o APL estabelece condições de confiança para o desenvolvimento do setor, uma vez que o aumento da área plantada depende de indústrias para absorver a produção e, em contrapartida, as indústrias não vêm sem a garantia da existência de matéria-prima em abundância. Ele informa que os produtores interessados em fazer parte do APL podem procurar o Sindicato Rural de Rondonópolis, que vai estar coordenando o projeto na região.
O engenheiro florestal Carlos Bolzan, da Associação de Reflorestamento do Estado de Mato Grosso (Arefloresta), explica que o foco do APL não é exclusivamente a floresta de eucalipto, mas florestas em geral. O profissional argumenta que o APL é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso (Sicme), com o envolvimento direto dos integrantes da cadeia produtiva.
Conforme Carlos Bolzan, o intuito agora é envidar esforços para atrair empresas/indústrias para compor o APL com sede em Rondonópolis, haja vista que a região já conta com produtores e alguns fornecedores de insumos. A próxima etapa será a distribuição de questionários para dimensionar o potencial, a vocação e o tipo de investimentos ligados à atividade na área. Em seguida, serão montados grupos de trabalhos.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img