22.1 C
Rondonópolis
 
 

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Conheça os 13 principais tipos de feijão comercializados no Brasil

1. Feijão carioca

Também conhecido como carioquinha, é o mais consumido no Brasil, correspondendo a 85% das vendas. O grão bege e com listras marrons se popularizou no país a partir da década de 70, se mantendo até hoje. A variedade apresenta sabor agradável e casca fina.

2. Feijão preto

Muito consumido no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, o feijão preto é também apreciado em todo o país como ingrediente da feijoada e da culinária mexicana. O grão é resistente a períodos de seca e a colheita costuma ser farta. Seu caldo pode ser preto ou de cor amarronzada.

3. Feijão branco

Com caldo ralo e casca fina, é usado em pratos como saladas, sopas e ensopados, além de ser servido com dobradinha. Seu consumo é menos popular e por isso há menos plantações dessa variedade do grão, que é mais consumido em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

4. Feijão fradinho

Também é chamado de feijão de corda em algumas regiões, é utilizado para preparar saladas ou pratos especiais. É um grão que não produz caldo e tem sabor frutado. Na Bahia, por exemplo, é utilizado no preparo do acarajé.

5. Feijão cavalo

De tamanho grande e coloração marrom-avermelhada, o feijão cavalo não forma muito caldo e se mantém firme quando cozido. Devido a essas características, ele vai muito bem quando utilizado no preparo de saladas. Em algumas regiões no sul do país, o feijão cavalo é servido como acompanhamento em churrascos.

6. Feijão rajado

É um feijão em grão longo (long shape), de cor bege, com rajas rosadas ou vermelhas escuras. Possui paladar levemente adocicado, também é conhecido em alguns países como feijão doce (Sugar Bean). Tem um grande mercado por todo mundo.

7. Feijão jalo

Tem grãos alongados e é levemente adocicado, com massa consistente e caldo grosso. Pode ser usado para engrossar feijoadas, fazer tutu e no feijão tropeiro. É pouco consumido no Brasil, mas costuma ser exportado para os países árabes.

8. Feijão rosinha

Rosado e de caldo claro, o feijão rosinha já foi bastante consumido no Brasil antes da década de 70, mas perdeu espaço entre os agricultores por ser um grão bastante suscetível a pragas e doenças no campo. Tem o sabor mais suave que o carioca e produz um caldo grosso.

9. Feijão azuki ou adzuki

São menores do que os de variedades mais conhecidas, como o carioca.
Tem sabor adocicado e é bastante usado em sobremesas na culinária do Japão, de onde é originário. Ainda é pouco cultivado no Brasil.

10. Feijão bolinha ou manteiga

Tem cor esverdeada e sabor agradável, mas deixou de ser consumido no Brasil por escassez de plantações e demanda por esse tipo de feijão. O grão é bastante suscetível a pragas, e por isso sua produção ocorre em maior parte por encomenda.

11. Feijão roxinho

De cor avermelhada, o feijão roxinho tem textura macia e dá bom caldo. É muito consumido em São Paulo e Minas Gerais.

12. Feijão mulatinho

O feijão mulatinho se parece com o feijão do tipo carioca, mas sem as listras. É um feijão que, assim como o rosinha, teve seu consumo reduzido a partir da década de 70 no Brasil. Tem sabor suave e boa produção de caldo.

13. Feijão vermelho

O feijão vermelho é um dos tipos de feijão que é bastante consumido, não é raro encontrá-lo em pratos tipicamente brasileiros, como em sopas, o famoso feijão tropeiro e combinações com carnes, gerando bastante caldo.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a destruição das chuvas que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img