23.4 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Veja como preparar os frutos do mar mais comuns, sem cozinhá-los demais.

Vieiras
Por serem delicadas as vieiras têm um tempo de preparo curto
Entre os mariscos mais caros, as vieiras são moluscos delicados, de cor branca e sabor levemente adocicado. Devem ser cozidas por, no máximo, 5 minutos, em uma temperatura de até 180°.

Camarões
Versátil, o camarão pode ser servido de diferentes formas
Um dos frutos do mar mais conhecidos e apreciados por todos, os camarões devem ser cozidos, grelhados ou fritos até mudarem, levemente de coloração, para o rosado ou branco, dependendo da espécie. O tempo de preparo irá variar conforme o tamanho, indo de 30 segundos a até 2 minutos de cada lado.

Lagostas e lagostins
O tempo de preparo da lagosta varia de acordo com o seu peso
As lagostas, quando cozidas inteiras, precisam de um pouco mais de atenção.

Para não ultrapassar o tempo de cozimento perfeito, e correr o risco de obter uma carne dura. O calculo deve ser feito com base no peso da lagosta: a cada 500 gramas, cozinhe de 3 a 4 minutos. As patas, por outro lado, precisam de mais tempo para cozinhar, de 10 a 15 minutos em água fervente.

Já os lagostins, de sabor suave e textura delicada, devem ser cozidos ou grelhados de 1 minuto e meio a 2 minutos.

Mexilhões, ostras e vôngoles
Os mexilhões são os preferidos no litoral do Brasil
Os mexilhões são os frutos do mar mais consumidos nas praias do Brasil. O molusco possui uma carapaça marrom acinzentada e carne alaranjada, macia e suculenta.

Opte sempre por mexilhões inteiros, dentro da concha fechada, para garantir o frescor da carne. O ideal é cozinhar por 5 minutos, até que eles se abram. Prefira utilizar uma mistura de vinho branco e água para ressaltar seu sabor.

As ostras e os vôngoles também devem ser comprados ainda com a concha e cozidos em panela tampada até que elas se abram. Para os vôngoles, o tempo não deve ultrapassar 3 minutos, para que a carne não fique borrachuda. Já para as ostras, cozidas na água ou no vapor, o tempo varia de 5 minutos – para uma carne mais firme – à 10 minutos – para uma carne mais macia.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Espanta o “fantasma”: Ao apagar das luzes, prefeitura renova CRP por mais 6 meses

A Prefeitura de Rondonópolis conseguiu ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, a emissão, pelo Ministério da Previdência, da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img