35.8 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Reconhecimento | Gratificação aos servidores | Efeitos do “Super El Nino” | Veículos entregues

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

RECONHECIMENTO I

Ainda relembrando a sessão especial em homenagem aos 70 anos de Rondonópolis, realizada neste mês de dezembro em nossa cidade pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), diversas personalidades locais foram agraciadas com títulos de cidadania, moções de aplausos e comendas. As homenagens foram concedidas pela Assembleia Legislativa, através da indicação do deputado rondonopolitano Thiago Silva (MDB). Ao todo foram 94 cidadãos e cidadãs que tiveram a outorga de Moções de Aplausos, Títulos de Cidadão Mato-grossense e Comendas Dante de Oliveira, Lenine Póvoas, Marechal Cândido Rondon e Jonas Pinheiro.

RECONHECIMENTO II

Entre os homenageados nessa ocasião especial estava o comerciante Sebastião Pereira Buquigaré, que atua no comércio de Rondonópolis há mais de 50 anos, agraciado com a Comenda Marechal Cândido Rondon. “Sinto-me muito honrado com a homenagem do deputado Thiago Silva, que vem reconhecer um trabalho em prol do desenvolvimento da nossa cidade e me incentivar a continuar trabalhando por nossa gente. Externo minha admiração e gratidão ao deputado Thiago Silva, uma vez que foi muito feliz por esse reconhecimento a tanta gente que lutou e contribuiu com nossa terra”, externou o empresário.


 

GRATIFICAÇÃO AOS SERVIDORES I

O Governo de Mato Grosso destinou R$ 244,4 milhões para pagar a Gratificação Anual por Eficiência e Resultado dos Profissionais da Educação Básica (GR) aos servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), nesta quarta-feira (20). O valor será diferenciado para cada servidor em razão das metas coletivas ou individuais propostas, e será depositado em parcela única.

GRATIFICAÇÃO AOS SERVIDORES II

As regras para o pagamento do benefício destacam que, na pontuação individual, o servidor precisará ter assiduidade durante todo o ano letivo e ter feito 200 horas mínimas de formação continuada ofertada pela Seduc para receber integralmente a GR. Nos resultados coletivos, contarão pontos a contribuição com a diminuição da evasão escolar, além de ter participado dos processos da recuperação da aprendizagem, entre outros.


 

EFEITOS DO “SUPER EL NINO” I

O prazo permitido para o plantio de soja em Mato Grosso foi prorrogado para o dia 13 de janeiro de 2024. A decisão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atendeu pedido do setor produtivo, com parecer favorável do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). O período se encerraria no dia 24 deste mês. O Indea elaborou manifestação técnica, após receber diversas demandas, por meio dos sindicatos rurais e associações, levando em consideração dados das condições climáticas ocasionadas pelo fenômeno “super El Nino” e os impactos ocasionados à produção da leguminosa nesta safra.

EFEITOS DO “SUPER EL NINO” II

“Nos meses de agosto a outubro choveu bem menos do que nos anos anteriores, registramos uma estiagem prolongada, altas temperaturas, ondas de calor e umidade relativa do ar. Todos esses fatores do clima atrapalharam significativamente o plantio, obrigando algumas propriedades a atrasarem o plantio e outras a replantarem e, por esse motivo, manifestamos junto ao Mapa a necessidade de se prolongar o período de semeadura”, justificou o Indea na manifestação técnica.

EFEITOS DO “SUPER EL NINO” III

Após a publicação da Portaria 958 do Mapa, Mato Grosso alterou o calendário de plantio da soja para que o mesmo esteja em conformidade com a normativa federal, através da publicação da Instrução Normativa Conjunta SEDEC/INDEA-MT. Devido às condições climáticas, a previsão é que Mato Grosso reduza a área plantada e na produtividade de soja na safra 2023/2024, conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).


 

VEÍCULOS ENTREGUES

A Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) entregou 18 picapes para 15 associações de produtores em Mato Grosso, sendo a maioria indígenas, e à Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer). O investimento foi de R$ 1,8 milhão. Uma das associações beneficiadas é a do Assentamento Egídio Brunetto, localizado em Juscimeira, onde moram 72 famílias de agricultores familiares.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Espanta o “fantasma”: Ao apagar das luzes, prefeitura renova CRP por mais 6 meses

A Prefeitura de Rondonópolis conseguiu ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, a emissão, pelo Ministério da Previdência, da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img