31.6 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

🔊 EDITORIAL: Praças cercadas deixam de ser públicas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

🔊ouça o áudio, clicando abaixo…

 

(Foto – Denilson Paredes)

Uma inovação implantada pela atual administração municipal, o cercamento das praças, que em tese deveriam ser públicas, tem dado o que falar e tem muita gente estranhando a medida, o que é compreensível, pois a única função lógica dessa estrutura metálica instalada ao redor das praças é impedir o acesso público, o que tira das praças, antes públicas, sua função de existir, sua própria razão de ser.

Por mais que esses espaços sejam visados por usuários de drogas e até vândalos, assim como população de rua, e frequentemente sejam depredados e sofra com pequenos furtos, no que uma frágil grade ajudaria a combater ou evitar isso?

Não se trata de ignorar esse sério problema de segurança pública e que causa tanto transtorno e prejuízo para o poder público, muito pelo contrário: esses são problemas de polícia e devem ser tratados com a devida seriedade, acionando as autoridades competentes para identificar e punir quem comete esses crimes, porque essa situação tem a ver com uma prática criminosa, e não, nunca, com o caráter público das praças.

Assim, o acionamento da polícia sempre que houver o vandalismo, assim como a instalação de sistemas de monitoramento eletrônico, a colocação de vigias ou guardas municipais, a formação de parcerias com as policias para se intensificar o policiamento nesses locais, teriam muito mais eficácia para combater essas situações do que as grades, sem tirar o direito fundamental do cidadão e cidadã comum de ter acesso à sua praça pública.

A ideia pode até ter partido de alguma mente bem intencionada, com reais preocupações em preservar o bem público, mas restringir o acesso do público à Praça dessa forma não parece apropriado, principalmente quando analisamos que essas grades podem não conseguir cumprir com sua proposta de proteger o patrimônio público, se tornando ela própria um patrimônio público que vai exigir proteção, pois os vândalos também poderão tê-las como alvo.

Se há algo que podemos dizer que o tal cercamento das praças serviu foi para mostrar a necessidade urgente de o poder público municipal organizar um sistema de segurança, com guardas municipais devidamente concursados e investidos de autoridade para intervir contra possíveis vândalos ou depredadores, assim como uma estrutura com maquinário e pessoal permanente para dar a devida manutenção nessas praças públicas.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma excelente ação da atual gestão, mas que foi ofuscada por estas grades e falta de manutenção.
    Porque ao invés de grades, não colocou zelador..
    De nada adianta fazer e abandonar!
    A praça do Jardim Belo Horizonte está em total escuridão e as ditas grades não ajudaram em nada. Tem coisas que não dá pra entender….

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Comporta é aberta para escoar água do centro de Porto Alegre

O Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (Demae) abriu na tarde desta sexta-feira (17) a comporta...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img