16.9 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

“Derrubando tabus…”

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

 

Já estamos próximos do fim de setembro, mês que é dedicado à saúde mental e a prevenção do suicídio. Mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema. O trabalho que vem sendo realizado no Setembro Amarelo, felizmente, tem ajudado a mudar essa perspectiva.

O suicídio vem, essencialmente, de um estado depressivo, que pode ser causado por inúmeros gatilhos internos e externos. E mesmo com números cada vez mais altos, o assunto ainda é considerado um tabu para muitas pessoas. Esse tabu ajuda a gerar números tão altos, sendo que a grande maioria das mortes por suicídios pode ser evitada, e o diálogo sobre o assunto é o melhor jeito de fazer isso.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Whatsapp: (66) 99603.9677


 

 

A Associação de Mulheres de Rondonópolis e Região Sul de Mato Grosso, que realizou durante todo o mês de setembro uma série de atividades alusivas à campanha “Setembro Amarelo”, ainda tem atividades para serem desenvolvidas nos próximos dias. Na sexta-feira (27), por exemplo, uma palestra e no sábado (28), um plantão psicológico, para atender todos aqueles que queiram conversar sobre a sua saúde mental.

 

Assim como a Associação, outras diversas entidades têm realizado trabalhos, até mesmo o poder público se empenhado em tornar o mês de setembro realmente um momento de falar sobre o problema, pois é a conversa, o fim do tabu e a abertura de novas perspectivas para todos que estão sofrendo, as formas de reduzir números tão altos de suicídio.

Por isso, é tão importante que a sociedade como um todo, família, amigos, escola, universidades, grupos de trabalho e entidades, estejam atentos, dispostos e preparados para discutir o tema. Quanto mais se fala, mais os tabus vão caindo e mais a saúde mental vai sendo colocada em primeiro lugar.

Suicídio não é frescura, é a última opção para aqueles que não conseguem mais lidar com uma dor e precisam eliminá-la. Essa dor precisa ser tratada, precisa ser respeitada e eliminada ou amenizada de outras formas. Que o Setembro Amarelo siga crescendo e que, em todos os meses do ano, todos nós sejamos capazes de priorizar as nossas vidas.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img