35.5 C
Rondonópolis
 
 

Bons ares no ensino superior

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

As perspectivas são, até certo ponto, positivas para o ensino superior em Rondonópolis. Além da expectativa em torno da criação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a cidade deve abrir ainda neste ano de 2018 o seu primeiro curso público de Direito, através da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
O Jornal A TRIBUNA divulgou ontem que o curso de Direito pela Unemat deve constar no edital do próximo vestibular da instituição, a ser publicado entre março e abril, e com realização de provas entre maio e junho. A implantação do curso significa um fortalecimento do ensino superior em Rondonópolis, com cursos públicos realmente atrativos.
Apesar da boa notícia, como tudo que envolve política pública em Rondonópolis, toda a cautela é necessária – basta dá uma olhadela no “Placar das Obras Paradas” que o A TRIBUNA vem publicando. No caso do curso de Direito da Unemat, vale dizer que ainda se trata de uma turma especial, não havendo garantia para outros vestibulares. Também não haverá um quadro de professores locais, requerendo a vinda de professores de outras cidades.
O ideal é que a sociedade se articule para transformar essa turma de Direito especial em turma regular, com vestibular todos os anos. Isso é interessante principalmente para a parcela da população que, por falta de condições financeiras, devido ao alto custo mensal de um curso particular, não pode frequentar uma faculdade privada. Outra luta pertinente é para se construir uma sede própria para a Unemat em Rondonópolis, para que a instituição esteja enraizada de forma perene no município.
No caso da UFR, por mais que haja projeção positiva em torno da aprovação do projeto no Congresso, todos nós devemos ficar alertas, considerando o atual momento de incerteza política que o Brasil passa, com cortes de recursos para o ensino superior público e com a iminência da entrada de novo governo. É importante que tenhamos uma grande universidade independente de fato, não apenas no papel!
De qualquer forma, o ano de 2018 inicia com boas projeções no ensino superior, havendo a ressalva que a vigilância e a cobrança social serão fundamentais para que a devida qualidade no setor seja garantida efetivamente.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Jurisprudência do STF derruba decisões da Justiça do Trabalho

Ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) já tenha fixado a tese de que é lícita a terceirização de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img