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Rondonópolis
 
 

Carretas no centro. Já pode?

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A lei de restrição ao tráfego de veículos pesados na área urbana de Rondonópolis existe há muito tempo, mas o seu efetivo cumprimento sempre deixou a desejar. O motivo é bem simples: não existe fiscalização. Na edição do último domingo (12) do A TRIBUNA, uma reclamação do ex-vereador Olímpio Alvis chamou a atenção para outro problema. Além do trânsito de veículos pesados por toda Rondonópolis, bem questionado pelo ex-vereador foi o fato do Atacadão ser beneficiado com uma lei que só pode ser exclusiva para o estabelecimento: veículos pesados descarregando dia e noite no local, em pleno Centro de Rondonópolis, sem que ninguém questione.
Quem passa pela região e já se deparou com uma carreta enorme manobrando e bloqueando o trânsito sabe do que estamos falando. É comum ver, por exemplo, veículos passando pelas calçadas para fugir das filas que as carretas provocam. Como bem lembrou o ex-vereador, as caixas de galerias de água das chuvas estão sempre danificadas pelas carretas que, ao fazerem a conversão, acabam passando em cima das calçadas e danificando. Se isso acontece no Centro da cidade, como pode a Secretaria de Trânsito ter moral para dizer que não pode acontecer nos bairros? Que é proibido? Fica difícil!
O fato é que se é no Centro ou nos bairros afastados, ou em qualquer lugar, a lei de restrição não vai funcionar nunca enquanto não existir agentes de trânsito na cidade. Voltamos a bater na tecla da ineficiência da Secretaria de Trânsito, que atua como se não fosse responsável por organizar uma cidade com mais de 200 mil habitantes. São poucos amarelinhos para a demanda, são muitos pontos a serem fiscalizados… Mas, nesta Pasta, as coisas parecem que estão paradas no tempo. Se aos finais de semana as carretas circulam com mais facilidade, e se aos finais de semana fica difícil fiscalizar pois os agentes não podem fazer hora extra, como explicar então em plena luz do dia, em horário comercial e bem na cara de todo mundo? Se é um privilégio, não se sabe, mas não há como questionar o trânsito em outras regiões.
A restrição é mais uma das belas leis existentes, que não funcionam. Pelo visto, também não há nenhum interesse para que funcione, já que nenhum motorista de veículo de grande porte tem receio de entrar na cidade, por ter certeza que nada irá acontecer.

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