16.9 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Abrir a “caixa-preta”

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Apesar de não haver nenhum posicionamento oficial, tudo indica que a situação financeira da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) realmente seja das mais críticas. Não por menos foi noticiado neste ano de 2017 que a dívida da empresa de economia mista, tendo a Prefeitura como acionista majoritário, chegava a cerca de R$ 100 milhões.
Nesse contexto, temos visto uma série de situações que sinalizam a falta de condições de atuação e prestação de serviços pela Coder. Primeiro, o Serviço de Saneamento Ambiental (Sanear) abriu mão do trabalho da companhia e contratou uma nova empresa para reparação dos buracos abertos após os serviços de ligação de redes de água e esgoto na cidade.
Devido a não regularização de certidões, a Coder também ficou um período sem ter como executar diversas obras para o Município. Agora temos visto uma informação de que o prefeito estaria propenso a terceirizar 50% dos serviços de tapa-buracos na cidade, uma vez que a companhia não estaria dando conta da demanda.
Temos visto também a possibilidade de tirar a Coder dos trabalhos de conclusão das obras do prologamento da Avenida Beira Rio, com acesso à BR-364, como até então estava previsto, repassando o serviço para alguma empresa executar. Além disso, trabalhadores da empresa têm denunciado a falta constante de materiais para realização dos serviços de rotina.
Se não bastasse tudo isso, mais uma vez, os trabalhadores da Coder ameaçam a paralisação das atividades em função dos atrasos salariais. Nesse contexto, fica uma pergunta muito pertinente: como a Coder vai pagar as dívidas e melhorar sua situação se não tem condição de executar obras ou realizar os serviços necessários à gestão municipal?
Se a Companhia tem como acionista majoritário a Prefeitura, a população tem o direito de saber como ela é gerida e dos seus problemas. Sem a transparência devida, dúvidas é que não faltam em relação à Coder. Em função disso, nada mais justo que a Prefeitura de Rondonópolis jogue às claras sobre a realidade da companhia e abra essa “caixa-preta” de uma vez por todas…

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img