26.1 C
Rondonópolis
 
 

Ignorando o trânsito

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Em algumas áreas públicas, as deficiências vão sendo minimizadas com o passar do tempo. No entanto, a sensação dos motoristas é de que os problemas inerentes ao trânsito de Rondonópolis vão sempre aumentando.
Também pudera! A frota de veículos de Rondonópolis não pára de crescer, enquanto que a malha viária continua, praticamente, a mesma e, para piorar, sem a existência de corredores viários ou vias arteriais que desloquem o trânsito da região central.
Apesar do crescimento óbvio, a Prefeitura de Rondonópolis insiste em ignorar a importância da área de transporte e trânsito no município. Prova disso é a total falta de estrutura humana e física da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat).
Para começar, a sede da Setrat funciona em um prédio improvisado, que foi construído para funcionar como casa. Faltam veículos, rádio-comunicadores, agentes de trânsito e até chefes para as diversas áreas, com função de planejar ações e designar tarefas.
Se não bastasse tudo isso, muitos cidadãos reclamam da falta de serviço por parte dos agentes de trânsito atuais, com salários superiores a R$ 10 mil. O resultado dessa somatória de limitações do poder público frente as necessidades do município são situações frequentes de desorganização e travamento no fluxo de veículos.
Por outro lado, o poder público não pode alegar falta de recursos. Basta lembrar que as infrações de trânsito resultaram em 2016 numa arrecadação de mais de R$ 5,4 milhões em Rondonópolis. Se fosse bem aplicado, esse volume de recursos daria para fazer muita intervenção e benfeitoria aos usuários.
Sabemos que o formato da malha viária de Rondonópolis, como se fosse uma espécie de tabuleiro de xadrez, não ajuda. Mas o pior de tudo é que, muitas vezes, os problemas no nosso trânsito são oriundos apenas da falta de planejamento e organização da Setrat.
Aí ficam as perguntas: por que não fazer parcerias junto ao Gabinete de Apoio a Segurança Pública (Gasp), para aumentar o efetivo de profissionais para atuar na organização do trânsito? Por que não nomear chefias para o Departamento de Trânsito, Núcleo de Operação de Fiscalização de Trânsito e Departamento de Transportes? Por que não aplicar melhor o dinheiro resultante das multas?
Essas são perguntas que a Prefeitura deveria se preocupar em dar respostas práticas. Enquanto isso, até a sinalização horizontal, a pintura nas vias, está começando a desaparecer do asfalto devido a ação do tempo em Rondonópolis…

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Impositivas: Paço Municipal não paga emendas e vereadores preparam contraofensiva

Previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA) deste ano, aprovada pela Câmara Municipal no ano passado, as emendas impositivas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img