36.2 C
Rondonópolis
-->  
-->  

Lixo no lugar próprio

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Embora uma Lei Federal determine o fim deles, os lixões a céu aberto existem em quase todos os municípios brasileiros, já que poucos conseguiram se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além deste problema ambiental, há também um grave problema social: as legiões de brasileiros que sobrevivem nesses lixões como catadores de resíduos sólidos, uma das mais insalubres e indignas atividades econômicas humanas. Em Rondonópolis, temos de 35 a 40 pessoas que sustentam suas famílias desta forma, correndo riscos diariamente no lixão da Mata Grande.
Conforme noticiado na edição de ontem (11) do A TRIBUNA, o Município informou que, após cumprir as exigências legais e ambientais, o aterro sanitário construído na região da Cabeceira do Almoço passa a funcionar. O outro problema, social, também está sendo resolvido. Os catadores vão participar de uma cooperativa, receber apoio do Município e trabalhar em um local digno, humano e seguro.
Uma questão que ainda não foi informada, é sobre como será a recuperação da área que abrigou por tantos anos o lixão. Ele cresceu, ocupou um grande espaço, teve queimadas que produziram muita fumaça e incomodaram a população. Como aquela região ficará? É preciso saber também.
Outro tema importante que será cada dia mais presente na vida do rondonopolitano, diz respeito a coleta seletiva, que todos, mais cedo ou mais  tarde, vamos precisar nos adaptar.  É fato, as pessoas não dão valor ao lixo produzido e poucas reconhecem o trabalho dos catadores que levam resíduos para serem reciclados. Normalmente se têm a sensação de que o lixo desaparece depois de ser jogado fora, o que não retrata a realidade. Aquele material que não é possível reciclar, vai para a natureza, e aquele material que pode ser recuperado possui valor para mais de 400 mil brasileiros que vivem da reciclagem.
A implementação do aterro sanitário começou na gestão passada, passou por muitos problemas, enfrentou a resistência de moradores, mas enfim saiu. Bom para Rondonópolis, que dá um passo importante. Que seja apenas um início da mudança que é desejada.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Encontro das Águas: Obras de parque se arrastam por 4 anos sem previsão de conclusão

Quase dois anos depois de ter a primeira parte das obras concluídas, e há quatro do início da construção,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img