34.3 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Sistema vulnerável

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Após mais um vazamento de esgoto no Rio Vermelho, que ainda não teve o tamanho do dano ambiental divulgado por algum órgão competente de fiscalização, o alerta mais uma vez é ligado. De acordo com o Sanear, o esgoto vazou da estação elevatória da Vila Canaã e chegou até o Córrego Bambu, seguindo para o Rio Vermelho, afluente do Pantanal.
O extravasamento aconteceu, ainda de acordo com o Sanear, em função da chuva da noite de domingo (18), quando houve uma oscilação de energia na elevatória, levando à queima do equipamento elétrico. O equipamento foi trocado, mas os motores das bombas travaram por causa dos materiais carregados pela chuva para a rede de esgoto, momento em que a elevatória parou de funcionar e extravasou efluentes para o Córrego Bambu, que deságua no Rio Vermelho.
A explicação mostra como o sistema é vulnerável. Chuva, embora a do último domingo não tenha sido forte como citado, e oscilações de energia, são comuns. O que não pode é a combinação dos dois resultar em esgoto no rio. É preciso uma atuação forte dos órgãos de fiscalização para que as oscilações de energia, que frequentemente têm provocado problemas na rede de abastecimento de água em Rondonópolis, seja investigada.
É importante também que o sistema frágil da rede de esgoto, como se mostrou com este evento, também seja investigado. O que não se pode aceitar, em hipótese alguma, é esgoto sendo lançado no rio como se isso fosse normal.
Podemos incluir aqui também não só o recente evento, mas o que vem ocorrendo dentro de Rondonópolis. Hoje, o Rio Arareau, que corta a cidade, sofre com o despejo irregular de esgoto vindo de ligações clandestinas. As ligações são de conhecimento público, mas ninguém é punido.
Por mais que pareçam imperceptíveis aos olhos de quem passa pelas pontes da cidade, ele existe. Este tipo de despejo de esgoto é tão cruel quanto o da estação elevatória, e os responsáveis precisam começar a sentir que realmente é crime, seja a população ou os órgãos públicos.
Vale sempre levar que os córregos que cortam Rondonópolis deságuam no Rio Vermelho, que o Rio Vermelho é a principal fonte de abastecimento de água da cidade, que é responsável pelo sustento de muitas pessoas e que é afluente do Pantanal, um dos lugares mais bonitos do mundo. De tão importante, nem parece que estamos nos esforçando tanto para destruí-lo.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Inquérito Civil: MPF vai investigar supostos atrasos de pagamentos à Santa Casa

O Ministério Público Federal (MPF) vai apurar, em um inquérito civil público, o eventual descumprimento de prazo no repasse...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img