28.2 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

A muriçoca também é inimiga

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

É incrível a capacidade do Brasil de ter problemas, isso nós já sabemos. Mas é mais incrível ainda como conseguimos que problemas grandes fiquem piores ainda, caberia estudos. Vivemos reféns do mosquito aedes aegypti, que nos traz dengue, febre chikungunya, zika vírus, síndrome de Guillain-Barré e microcefalia. Como se não bastasse tudo isso, o sofrimento, as dores, as sequelas e as mortes, agora recebemos a informação de que a nossa velha e conhecida muriçoca (pernilongo para alguns, culex quinquefasciatus para a ciência), também é um possível transmissor do vírus zika.
A pesquisa inédita foi realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que detectou a presença do vírus em mosquitos coletados em Recife. Esse achado confirma a espécie como potencial vetor do vírus causador do zika, hipótese que, de acordo com a literatura científica, não havia sido comprovada até o momento.
A partir dos dados obtidos serão necessários estudos adicionais para avaliar o potencial da participação do pernilongo doméstico na disseminação do zika e seu real papel na epidemia. O estudo atual tem grande relevância, uma vez que as medidas de controle de vetores são diferentes. Até os resultados de novas evidências, a política de controle da epidemia, ainda continuará pautada pelas mesmas diretrizes, tendo seu foco central no controle do aedes aegypti.
Somos mais que habituados aos pernilongos, fazem parte do nosso convívio. Eles estão por toda parte, por todos os lados. Aprendemos a temer o que o aedes aegypti causa, mas não a temer o mosquito, visto que ainda convivemos intensamente com ele, por nossa ineficácia em detê-lo.
Mas e o pernilongo? Mas e esse mosquitinho inofensivo? Pelo jeito, teremos que nos acostumar com essa nova realidade, ele não é inofensivo. Quando o zika vírus virou epidemia, as autoridades de saúde alertavam de que não era tão ofensivo, a doença era uma “dengue fraquinha”. Deu no que deu, doença perigosa que causa microcefalia em bebês e provoca síndrome de Guillain-Barré.
O vírus zika já mostrou do que é capaz, o aedes aegypti nós já conhecemos melhor, agora… A muriçoca também é inimiga. Além do barulhinho incômodo ao ‘pé do ouvido’, temos algo bem maior com o que nos preocupar.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Emendas Impositivas: Presidente da Câmara protocola petição no Tribunal de Justiça de MT

A Câmara Municipal de Rondonópolis protocolou, ontem (14), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), em Cuiabá, uma...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img