25.7 C
Rondonópolis
 
 

O exemplo de Cristo

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Os próximos dias são, provavelmente, os que melhor descrevem a cultura, a tradição e a religiosidade dos católicos. A Semana Santa é o grande retiro espiritual das comunidades eclesiais, convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. Ela iniciou com o Domingo de Ramos, 20, e se estende até o Domingo da Páscoa. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebra de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Acima de tudo, a Semana Santa culmina com a devoção e a ideia de um Cristo que morreu e renasceu por nós. Um ato de amor, que pode ser seguido por cada um de nós, independente das crenças ou religião.
Cristo ensinou o amor, a compaixão, a solidariedade, o afeto, o carinho, a justiça e a igualdade. O que seria do mundo se esses sentimentos fossem compartilhados entre todos? Ele foi preso e torturado, depois morreu pregado em uma cruz. Tudo isso por nós. Se para muitos Jesus Cristo é o maior exemplo de homem na terra, por que não nos espelharmos nele? Principalmente os jovens. Engana-se todo aquele que simplesmente enuncia o jovem como problema, em vez de identificá-lo como agente idealizador de outro mundo possível.
É admirável quando o jovem procura dizer não ao individualismo, ao preconceito, à indiferença, ao consumismo, à intolerância, à injustiça, à discriminação, à marginalização, à corrupção e à violência. É digno de aplauso o jovem que age em prol da ética sobre a técnica, do testemunho sobre as palavras, do serviço sobre o poder.
Lembremos também nesta semana, dos ensinamentos do Papa Francisco, que disse que no caminho à cruz, Jesus de Nazaré “experimenta em sua própria pele também a indiferença, pois ninguém quer assumir a responsabilidade de seu destino”. O Papa lamentou o tratamento dado aos refugiados na Europa, mas e nós?, estamos sendo bons para os que estão próximos e precisando de ajuda? “Penso em tantos marginalizados, em tantos refugiados… e também em tantos que não querem assumir a responsabilidade de seu destino”, disse Francisco. Se não for por Jesus Cristo, por Francisco, por ser católico, por ter outra religião, ou até mesmo por não acreditar em nada… que seja por amor. O Brasil está precisando muito disto!

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Nomeação de ex-secretários: Advogado vê lei eleitoral burlada

O “jeitinho” que o prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) encontrou para manter na sua gestão os secretários que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img