29.4 C
Rondonópolis
, 9 maio 2024
 
 

Bom para o mosquito

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Traz bastante preocupação a informação publicada ontem pelo Jornal A TRIBUNA dando conta que faltam agentes de endemias para o trabalho de orientação e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus em Rondonópolis. O número deficitário desses profissionais acaba deixando cerca de 30 áreas e aproximadamente 25 mil pessoas descobertas no município.
A deficiência é preocupante, considerando que os vários residenciais populares entregues nos últimos anos, além das novas áreas residenciais, estão descobertas desse trabalho crucial para barrar o avanço do mosquito Aedes Aegypti na cidade. Para piorar, conforme temos visto, o número de notificações de dengue em Rondonópolis aumentou quase 300% em 2015 e a cidade lidera o número de casos suspeitos de microcefalia em Mato Grosso, que podem estar ligados ao zika vírus.
Acreditamos que esse cenário em Rondonópolis podia ser outro caso o Município estivesse com um quadro completo de agentes de endemias, atendendo todos os bairros e áreas. Também devemos enfatizar que esses profissionais, além do trabalho de fiscalização, são fundamentais para levar orientações e informações para os cidadãos. Ademais, não podemos esquecer que a população precisa continuar adotando medidas que eliminem essas doenças, considerando que 80% dos criadouros estão dentro das casas.
Assim, esperamos que a Prefeitura de Rondonópolis e a Câmara de Vereadores busquem com prioridade a contratação de agentes de endemias em número suficiente, para atender o município em sua totalidade. A população não pode fica à mercê de um mosquito! Nisso, é crucial que o processo de efetivação dos agentes mais antigos também possa ganhar celeridade em âmbito municipal, para que seja concluído o quanto antes.
Ademais, em âmbito nacional, é de se lamentar que um problema como a dengue, que se arrasta há tanto tempo no Brasil, permaneceu sem investimentos que resultassem até hoje em uma vacina contra a doença. Em um mundo com tanta tecnologia, com avanços em pesquisa e grandes multinacionais, ainda dormimos com um problema como esse! A esperança é que, no Brasil, uma vacina seja aprovada em breve contra a dengue, mas ainda está em fase de testes.
Até lá, cada um deve fazer sua parte e não pode se omitir, seja a sociedade ou o poder público. A omissão, nesse caso, pode ser fatal…

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Pesquisas eleitorais: quase metade é financiada com recursos próprios

Levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) na base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) verificou que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img