25.7 C
Rondonópolis
 
 

Uma questão de civilidade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Todo ano é a mesma coisa, temperatura alta, tempo extremamente seco, umidade relativa do ar em nível de deserto, a estiagem não é segredo para ninguém. Assim como também não é segredo que as queimadas urbanas são um dos maiores problemas ambientais e de saúde pública que temos neste período. A queimada é uma prática primitiva da agricultura, destinada para o cultivo de plantações ou formação de pastos, mas acabou ao longo do tempo sendo usada ilegalmente para limpar áreas e, dentro das cidades, limpar terrenos e dar fim ao lixo doméstico.

Mesmo sendo nociva ao meio ambiente, à saúde e proibida por lei, essa prática continua ano a ano aumentando. A estiagem por si só prejudica a saúde da população, principalmente daqueles com problemas respiratórios como asma, bronquite, renite alérgica e outras doenças.

A situação se agrava ainda mais com a fumaça que se concentra no ar, causada por essas queimadas. Queimar folhas, entulhos, pastagens e vegetações é considerado crime e o autor pode ser enquadrado dentro das legislações federais e estaduais, além de multa também cabe prisão.

Os órgãos ambientais que atuam em Rondonópolis, na sua maioria sem estrutura e contingente humano para atuar, estão se desdobrando para atender todos os chamados. Mas acredita-se que é de conhecimento de que todo ano o problema se agravará neste período, por que esperar acontecer e não se anteceder?

Cabe ao poder público realizar ações de prevenção, como por exemplo, a identificação antecipada dos locais propícios a queimar, notificando os proprietários e dando prazo para limpeza, além também da correta manutenção dos vazios urbanos do município e campanhas antes do período proibitivo e do agravamento da seca, porque depois que elas começam, fica difícil controlar.

Com a parte do poder público realizado, cabe à sociedade fazer a sua, onde esta deve entender que a queimada é nociva à saúde e ao meio ambiente. Pense duas vezes antes de queimar o lixo no fundo do quintal de sua casa, pois a fumaça incomoda sua vizinhança, polui o meio ambiente, agrava problemas de saúde e ainda pode afetar o seu bolso. Não atear fogo é o mínimo que se espera de uma sociedade civilizada.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Nomeação de ex-secretários: Advogado vê lei eleitoral burlada

O “jeitinho” que o prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) encontrou para manter na sua gestão os secretários que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img