17.1 C
Rondonópolis
, 12 maio 2024
 
 

De olho no gado

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Veio em boa hora a discussão realizada durante a Agropec/Exposul, em Rondonópolis, sobre o cenário da pecuária de corte em Mato Grosso. Nos últimos anos, o setor vinha com preços crescentes, mas, ultimamente, se deparou, com preocupação, com a desativação de várias plantas frigoríficas. Foram 9 unidades fechadas nos últimos 18 meses, sendo duas delas somente na cidade de Rondonópolis.
Todo mundo passou a indagar: o que vem ocorrendo com o setor? Dessa forma, o debate, que convidou profissionais com experiência na pecuária de corte ou que analisam os números do segmento, trouxe uma série de respostas para as principais dúvidas e questionamentos dos produtores, traçando, inclusive, perspectivas. Quem participou do painel saiu esclarecido sobre a realidade do setor e do que esperar daqui pela frente.
A redução na oferta de gado para abate, juntamente com a expressiva capacidade das plantas frigoríficas instaladas em Mato Grosso, gerando ociosidade, acabou resultando na desativação de muitas unidades. Essa situação, apesar de não ter impactado negativamente para os pecuaristas, pois continuou havendo opções de venda nas diferentes regiões do Estado, infelizmente, gerou um agravante social para as cidades, com a demissão de milhares de trabalhadores e redução em arrecadação.
Os palestrantes convidados apontaram no painel que o setor vive perspectivas animadoras, com abertura de novos mercados e redução do rebanho dos Estados Unidos e Austrália. Conforme analisado, a tendência é que a oferta de gado para abate se regularize a partir de 2017. A maior preocupação, no entanto, que já vem impactando na queda de preços do boi, vem sendo a desaceleração da economia nacional, com redução do consumo de carne bovina.
Mesmo com ricas informações e análises, lamentavelmente, não houve um grande interesse dos pecuaristas da região em prestigiar o evento. A participação dos pecuaristas deixou a desejar e mostra como a pecuária ainda precisa avançar em relação à agricultura. Em qualquer evento de difusão de conhecimento voltado para a agricultura, a participação dos agricultores é maciça em Rondonópolis. Contudo, em iniciativas para os pecuaristas ainda não se vê uma preocupação em participar e ter a informação como valor agregado.
Essa é uma amostra que, apesar do aumento da renda nos últimos anos, a pecuária tem muito a evoluir em relação à agricultura. Perdeu quem não foi nessa importante oportunidade oferecida aos pecuaristas na Exposul…

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Negociação de dívidas: REFIS tem início na próxima segunda-feira (13)

Começa na próxima segunda-feira, dia 13, e segue até 31 de maio, o Mutirão do Programa de Regularização Fiscal...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img