30.1 C
Rondonópolis
 
 

Enfrentamento

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O tráfico de pessoas é um fenômeno mundial que atinge todos os países do mundo. A indústria do tráfico humano fatura bilhões de dólares anualmente, levando uma grande quantidade de pessoas para uma vida degradante, de escravidão para o trabalho, para a exploração sexual e outras formas de abuso.
De acordo com informações da Organização das Nações Unidas (ONU), a cada ano, cerca de 2 milhões de pessoas são vítimas do tráfico. Tal crime se caracteriza como uma violação de direitos humanos e um problema relacionado à globalização e a desigualdade social, bem como às questões de gênero, raça e etnia. Existem tratados internacionais para enfrentar esse crime, o Protocolo de Palermo, elaborado no ano de 2000, tendo entrado em vigor em 2003, foi o primeiro documento a trazer em seu texto a definição da expressão “tráfico de pessoas”, além de ações sistematizadas para enfrentar o crime, no que se refere à proteção, repressão e assistência às vítimas, é um instrumento legal internacional que trata do tráfico de pessoas, em especial de mulheres e crianças.
Porém, para combater o tráfico de seres humanos é preciso ter mais informações sobre o crime e não apenas trabalhar suposições. As famílias, professores, a polícia e o poder público não devem medir esforços em divulgar amplamente o que é este ato criminoso, já que este crime permanece escondido e a juventude deve estar atenta a essas questões. Contudo, é preciso que todas as autoridades, nacionais e internacionais, se envolvam nesta busca e que, principalmente, as vítimas denunciem as ações criminosas. Em algumas vezes não basta o trabalho da polícia, visto que a rede do tráfico é muito bem organizada e estruturada, o que dificulta a ação policial, sendo necessária a grande participação da população no que tange às denúncias.
A Associação de Mulheres de Rondonópolis promoverá, no município, entre os dias 3 e 7 de agosto, uma campanha dedicada às ações de conscientização da sociedade sobre a ameaça que representa o tráfico de pessoas. O evento fará parte da “Semana de Mobilização Contra o Tráfico de Pessoas”, promovida pelo Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETRAP). As ações devem acontecer em diversas cidades do Estado, várias atividades farão parte da mobilização.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img