20.8 C
Rondonópolis
 
 

Mais um ano…

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Lá se vão 15 anos de espera e embromações em torno da vinda da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para Rondonópolis. Voltando ao passado, saberemos que, desde 2000, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou lei do deputado José Carlos do Pátio autorizando o Poder Executivo a instalar um campus da Unemat em Rondonópolis.
Contudo, a cada ano e em cada gestão surgem problemas e alegações para postergar esse antigo sonho. Nos últimos anos, essa luta foi abraçada com maior empenho pelo deputado Sebastião Rezende e ex-deputado J. Barreto, que viabilizaram vários expedientes orçamentários para que a Unemat tivesse condições de se instalar em Rondonópolis.
Mesmo assim, conforme noticiado ontem pelo Jornal A TRIBUNA, a direção da Unemat continua alegando que não tem recursos suficientes para abertura de cursos ou de um campus em Rondonópolis. Dessa forma, o novo vestibular da instituição, com provas neste domingo (17), novamente deixou de fora o nosso município.
A esperança é que o governo de Pedro Taques possa fortalecer o Orçamento da Unemat e, principalmente, dê uma atenção ao município de Rondonópolis, hoje a segunda maior economia do Estado e que carece tanto de cursos para atender o mercado de trabalho. Vale notar que várias outras cidades menores de Mato Grosso possuem um pólo universitário mais forte e atrativo que Rondonópolis.
Para isso, mesmo com tantos anos de atraso, a sociedade organizada não pode abrir mão de ter mais um centro de conhecimento. A autonomia do campus local da UFMT, tornando-se provavelmente a Universidade Federal do Cerrado, será um caminho para o fortalecimento do ensino superior em Rondonópolis. No entanto, a Unemat vem consolidar o município de Rondonópolis como um pólo de ensino variado, atrativo e influente.
Nesse contexto, não podemos aceitar apenas em trazer turmas especiais da Unemat para Rondonópolis. A nossa cidade precisa de mais um campus em definitivo, com cursos regulares, com a certeza que, passados 4 ou 5 anos, continuarão atendendo a demanda dos moradores da cidade, da região e do País. Afinal, cremos que um dia podemos nos tornar em um forte pólo universitário de destaque.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Nomeação de ex-secretários: Advogado vê lei eleitoral burlada

O “jeitinho” que o prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) encontrou para manter na sua gestão os secretários que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img