19.3 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Mudar o processo

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Impressionante a quantidade de obras públicas que sofrem problemas de atraso e paralisação em Rondonópolis. Algumas dessas obras empacaram de forma misteriosa e, após vários anos, não tem ainda um desfecho da sua conclusão. São tantas desculpas e justificativas que a população acabou ficando com um pé atrás.
Não é a primeira vez que abordamos sobre as constantes paralisações e demora na execução de obras públicas na nossa cidade. Há ainda entrega de obras com qualidade duvidosa. Parece uma triste sina para com a cidade de Rondonópolis, atingindo obras tocadas pelo Município, Estado e União, como creches, unidades de saúde, parques, reformas, canalizações, residenciais, pavimentação de ruas e estradas, entre outras.
Sabemos dos muitos problemas burocráticos enfrentados por algumas dessas obras, denotando uma gestão pública deficiente. Também verificamos que falta uma maior fiscalização e cobrança em cima das obras públicas problemáticas por parte dos nossos vereadores e deputados estaduais e federais, a quem compete o dever de fiscalizar os atos do Executivo.
No entanto, não podemos esquecer da necessidade de um debate maior acerca das formas de contratação ainda empregadas pelo Município e Governo do Estado, que favorecem empresas sem condições técnicas e financeiras nos certames. As formas de contratação mais recorrentes do poder público geram muitas brechas para problemas.
Na esfera federal, uma boa estratégia adotada pelo Governo, na execução de obras em rodovias, foi o Regime Diferenciado de Contratação, que garante celeridade na licitação e, principalmente, que as construtoras tenham condições financeiras e técnicas para execução dos serviços. Atualmente, infelizmente, vemos muitas empresas sem experiência e sem condições de tocar construções públicas em Rondonópolis e em Mato Grosso.
No final das contas, a maior prejudicada acaba sendo a população, que fica sem prédios e bens públicos no tempo acordado e ainda, dependendo do caso, acaba tendo de pagar a mais por serviços mal executados ou com defasagem nos valores cotados inicialmente.
Temos de mudar nossa sina de cidade de obras morosas ou paradas…

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Mais de 38,6 mil estudantes da Rede Estadual podem participar do Enem 2024

Mais de 36,8 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, que estão concluindo o Ensino Médio...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img