19.3 C
Rondonópolis
, 21 maio 2024
 
 

Uma boa notícia

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O anúncio que o cadastramento biométrico realizado pela Justiça Eleitoral em Rondonópolis atingiu a meta em relação ao número de eleitores revisados foi uma boa notícia neste fim de semana, conforme edição deste sábado do Jornal A TRIBUNA. Havia um receio de que a cidade não alcançasse a meta de 80% de eleitores revisados em relação ao total cadastrado.
Trata-se de um fato positivo porque, caso Rondonópolis não atingisse a meta de 80% do eleitorado revisado, o processo de cadastramento biométrico feito na cidade não poderia ser homologado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso  (TRE-MT) e a população local votaria da forma convencional novamente.
Seria uma grande frustração a não-homologação do cadastramento biométrico, uma vez que foi um processo que demandou praticamente um ano de trabalho, envolvendo investimentos consideráveis em equipamentos e disponibilização de servidores. Todo esse trabalho corria o risco de ficar perdido no caso da não homologação do processo.
Temos de reconhecer o magnífico trabalho encabeçado pela juíza Maria Mazarelo Farias Pinto no sentido de envolver toda a sociedade visando a revisão dos dados eleitorais e coleta biométrica, com o apoio da imprensa. Temos de atestar que a Justiça Eleitoral não mediu esforços para concretizar o processo, criando, inclusive, os postos itinerantes para facilitar o atendimento dos eleitores.
Agora, passada essa primeira etapa, é preciso fazer uma avaliação criteriosa no sentido de entender o que aconteceu para um número superior a 27 mil eleitores não ter procurado a Justiça Eleitoral em Rondonópolis para se cadastrar. Será que o número de pouco mais de 139 mil eleitores cadastrados não corresponde à realidade, contabilizando mortos ou pessoas não residentes na cidade? Ou será que o percentual faltoso corresponde a pessoas que não tiveram interesse de procurar a Justiça Eleitoral? Temos de buscar uma resposta para essas dúvidas, pois as últimas eleições já vinham registrando um elevado percentual de abstenção.
De qualquer forma, a população de Rondonópolis terá, a partir de agora, a oportunidade de fazer uma eleição, através da biometria, com mais lisura e transparência, ajudando a prevalecer cada vez mais a vontade do eleitor.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

De janeiro a abril: Estado aplicou R$ 478 milhões em multas por crimes ambientais

O Governo de Mato Grosso deflagrou 142 operações contra crimes ambientais entre janeiro e abril de 2024 em todo...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img