23.5 C
Rondonópolis
, 11 maio 2024
 
 

Papado nos novos tempos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Após a surpresa da renúncia do papa Bento XVI, a Igreja Católica vive agora diante dos questionamentos dos novos rumos que a instituição tomará em seu futuro próximo. Trata-se de um assunto que afeta não apenas os católicos, mas o Mundo em geral, por ser uma das religiões mais influentes da humanidade.
Algumas das atuais discussões foram levantadas pelo próprio papa Bento XVI, a exemplo da necessidade da “renovação” da Igreja Católica. Nesse contexto, não há como não questionar a necessidade também de uma renovação dos líderes e lideranças católicas, a fim de que possam construir uma nova realidade de vida perante o caótico mundo pós-moderno.
Outro debate aberto gira em relação à aposentadoria em uma carreira que não tem prazo para terminar. Apesar da condição de “infalibilidade”, a condução do papado em idade avançada e as consequentes doenças e fragilidades são uma das polêmicas abertas. Afinal de contas, Bento XVI demonstrou que tamanha responsabilidade precisa de vigor.
Ademais, as atenções se voltam principalmente ao direcionamento da Igreja Católica para temas atuais e polêmicos, como o uso de preservativos, a maior valorização das mulheres na liturgia, a formação de novos padres, a perda de espaço em muitos países, entre outros. São questões que certamente demandarão de grande cuidado em face à realidade atual.
Realmente entendemos que muitos temas polêmicos tratados na Igreja não são negociações. No entanto, entendemos que há alguns temas que poderiam ter maior abertura ou discussão da Igreja Católica, entre eles o casamento de clérigos católicos, que continua a ser um grande tabu entre as lideranças.
Além disso, o próximo papa também terá, entre os desafios, o de reconstruir a confiança sobre uma instituição que tem sido, nos últimos anos, alvo de centenas de denúncias de abusos sexuais perpetrados por padres contra menores. Os casos de pedofilia são uma vergonha na história da Igreja Católica, mas falta uma resposta mais dura contra essa realidade.
As reflexões levantadas nesse espaço não visam desmerecer uma instituição ou religião, mas alertar que o futuro da Igreja Católica terá de passar por muitas e importantes decisões e respostas diante do mundo de tantas transformações que vivemos…

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Negociação de dívidas: REFIS tem início na próxima segunda-feira (13)

Começa na próxima segunda-feira, dia 13, e segue até 31 de maio, o Mutirão do Programa de Regularização Fiscal...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img