24.1 C
Rondonópolis
, 15 junho 2024
 
 

Despertar a cidadania nas escolas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Nos dias atuais, as escolas brasileiras vivem tempos difíceis na missão de promover a educação. A desestruturação das famílias, alunos cada vez mais sem princípios básicos como o respeito e a obediência, a promulgação de leis contraditórias, a violência nas escolas com o avanço do tráfico de drogas, entre outros, se tornam grandes obstáculos na missão de educar eficazmente.
Se não bastasse tudo isso, o poder público, muitas vezes, deixa a desejar quanto ao dever de proporcionar um ambiente físico escolar adequado e agradável, principalmente na periferia das grandes cidades. Nessa realidade, manter a estrutura física em boas condições se torna um desafio preponderante em nossas escolas.
É comum hoje vermos alunos descompromissados em ajudar na manutenção das escolas onde estudam. Todos os meses são milhares de carteiras escolares danificadas ou estragadas, gerando prejuízos aos cofres públicos e prejudicando a própria comunidade escolar. No começo do ano letivo de 2011, novamente houve estabelecimento de ensino em Rondonópolis que teve dificuldades de iniciar as atividades por causa da falta de carteiras escolares. Além disso, nota-se a depredação de paredes, ventiladores, lâmpadas e, principalmente, banheiros.
É por tudo isso que vemos com satisfação a iniciativa da Escola Estadual Daniel Martins Moura, em Vila Operária, em promover a preservação do patrimônio público, no caso o escolar, que é de todos. Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto tem ajudado a despertar a consciência de combater os danos em carteiras escolares. E o primordial é que o projeto tem promovido o conserto das carteiras estragadas, diminuindo os gastos públicos e os transtornos com a falta desses móveis. Na verdade, trata-se de um ato em prol à cidadania que pode ser copiado pelas demais unidades de ensino do município e de Mato Grosso.
Educar para manter o patrimônio escolar e ainda incentivar sua restauração é um exercício que promove o senso de cidadania tão em falta atuante. Mostra que, além de direitos, temos também deveres a cumprir, entre eles zelar pela limpeza e conservação da escola onde estudamos. A formação de cidadãos não apenas críticos, mas prudentes e com senso de coletividade, deve passar pelas nossas salas de aula, por mais que seja algo relegado por muitas famílias e mesmo na vida contemporânea.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Pesquisa aponta pulverização no mercado de influenciadores digitais

Dados preliminares de uma pesquisa apresentada durante o Festival 3i, no Rio de Janeiro, revelam que o mercado de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img