13.6 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Um projeto que não pode parar

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A retomada das discussões sobre a autonomia do campus local da UFMT é imensamente válida, neste momento, pois está claro que a sociedade de Rondonópolis e de toda a região Sul do Estado vê um campus independente como uma oportunidade ainda maior de crescimento da educação superior em uma região ainda carente neste setor. O resultado da emancipação poderá representar um salto ainda maior no desenvolvimento dos cursos superiores em nossa região e consolidar Rondonópolis como polo educacional na região centro-oeste. Uma prova é que o campus local da UFMT, sem ser emancipado, está crescendo em qualidade e quantidade de cursos, e com o projeto de um campus independente a tendência é crescer ainda mais.
O grande “xis” da questão é que tecnicamente, pelo que tem sido divulgado pelo grupo que encabeça o movimento não há empecilhos, todas as exigências do Ministério da Educação têm sido cumpridas, desde quando o projeto começou a ser elaborado. Mas, o que complica a situação é que mesmo fazendo um trabalho técnico perfeito, para a consolidação do projeto é preciso um viés político e isso não ocorreu de forma satisfatória. É preciso reconhecer que a consolidação da nossa universidade autônoma já era para ter saída, mas pelo visto, no momento, em que o projeto poderia avançar, faltou por parte da nossa classe política, uma força maior na luta em Brasília. Isso não quer dizer que os nossos representantes não lutaram pelo projeto, muito pelo contrário, ocorre é que este tipo de luta em muitos casos, pela complexidade das negociações políticas, demanda meses e neste caso pelo visto anos, e se a mobilização não for realmente muito bem conduzida dura até décadas.
Por outro lado, não se pode ignorar o trabalho da comissão pró-emancipação, que mesmo nos momentos mais difíceis e críticos não parou de lutar pela consolidação deste projeto. Independente do que ocorrer no futuro é preciso elogiar e destacar os ideais que a comissão está levando à frente, não somente para os estudantes da UFMT como para a toda sociedade. Um exemplo que pode até mesmo ser seguido por outros setores em busca de melhorias para a nossa cidade e região. A forma em que as forças estão sendo aglutinadas neste processo é digna de elogios e de ficar marcada na história de Rondonópolis.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Emendas Impositivas: Presidente da Câmara protocola petição no Tribunal de Justiça de MT

A Câmara Municipal de Rondonópolis protocolou, ontem (14), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), em Cuiabá, uma...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img