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Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Família e escola integradas

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Integrar cada vez mais as famílias com a escola. Esse está sendo um programa extremamente importante e quem vem sendo desenvolvido por algumas escolas da cidade, com destaque para a escola Municipal Rosalino Antônio da Silva (matéria publicada na edição de ontem
do A TRIBUNA), que vem tentando mobilizar as famílias dos alunos no sentido de se comprometerem e participarem mais da educação dos seus filhos.
Infelizmente, ocorre um grande equívoco na maioria das famílias brasileiras, que deixam para a escola o trabalho de educar os seus filhos. Na verdade, a responsabilidade de educar, de fornecer valores e referencias morais, cabe estritamente às famílias, aos pais! A criança, o adolescente, vai à escola para adquirir conhecimentos, técnicos e científicos, e aprimorar o acervo pessoal de cultura e valores que vão nortear a sua caminhada, tanto como pessoa, cidadão, como profissional. Então quando se percebe iniciativas como das escolas Rosalino e Adolfo Augusto de Morais, na Vila Aurora, que também vem desenvolvendo um trabalho magnífico de envolver cada vez mais os pais no dia a dia da escola, merece ser destacado. E muita gente se pergunta como fazer isso: de diversas formas. Desde o acompanhamento diário da criança e do adolescente, quando vai e volta da escola, procurar se inteirar mais da sua rotina, auxiliá-la nas suas tarefas escolares, acompanhar o seu rendimento escolar, participar das reuniões da escola, enfim: participar!
O que muita gente acha que seria um mico para o adolescente, ver os pais na escola frequetemente, no fundo, no fundo, traz é segurança aos filhos, pois eles acabam se sentindo mais amados, pois os pais estão mais presentes e participativos. Esse fator contribui também para o aumento da responsabilidade do adolescente que se sente protegido e estimulado a corresponder as expectativas dos pais, familiares e até da própria escola. No final das contas todo mundo sai ganhando com essa aproximação e estreitamento dos laços da família escola. Por isso, que as iniciativas dessas duas escolas de Rondonópolis sirvam como modelo de gestão para os processos pedagógicos empregados na rede pública de ensino, e oxalá, se tornem uma prática corriqueira em todo o município. A educação e a sociedade agradecem!

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