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Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Rondonópolis-Cuiabá: uma esperança a mais

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Há décadas que a população mato-grossense sonha em contar com uma ligação rodoviária entre Rondonópolis e Cuiabá com mais segurança, melhores condições de tráfego e menos tensão e demora. Inúmeras articulações estão em curso, inclusive estando garantido pelo Governo Federal a duplicação da BR 163 entre Rondonópolis e Posto Gil, em Diamantino, passando por Cuiabá. Além disso, duas ligações rodoviárias alternativas são alvo de campanhas da sociedade, sendo uma passando pelo Pantanal e outra pela margem oposta da BR, saindo de Rondonópolis, passando por Dom Aquino, Campo Verde e Chapada dos Guimarães.
Infelizmente, grandes obras públicas em Mato Grosso andam a passos de tartaruga. A burocracia sempre é apontada como um dos grandes entraves para a alavancagem de grandes obras de infraestrutura no Estado. Um exemplo é a duplicação do trecho da BR no trecho da Serra de São Vicente, em Cuiabá, onde as obras se arrastam por mais de 15 anos e parecem não ter fim. Agora um novo ânimo surge a partir de uma Medida Provisória, que recebeu o aval do Congresso Nacional. Essa MP, no seu geral, prevê a criação de seis portos na região do Araguaia, federalização de rodovias e novos traçados.
Conforme antecipado ontem pelo Jornal A TRIBUNA, a MP traz a esperança de deslanchar a consolidação da ligação rodoviária alternativa entre Rondonópolis e Cuiabá, passando pelo Pantanal. Com a medida, a rodovia estadual passando pelo Pantanal – a MT-040 – será uma rodovia federal. Na verdade, passa a ser o novo traçado da BR-364, que deixa de sobrepor com a BR-163 até a capital mato-grossense. A ideia é que, com essa federalização, a busca por recursos e investimentos do Ministério dos Transportes seja facilitada.
Apesar da esperança que se abre com essa mudança aprovada pelo Congresso, torcemos para que a burocracia não venha imperar e prejudique o asfaltamento do trecho restante da estrada passando pelo Pantanal. Agora é preciso que os nossos parlamentares se esforcem na busca por recursos para a conclusão dessa estrada alternativa. Serão cerca de 210 quilômetros, passando pela nova estrada, que deve diminuir em muito o caos vigente na BR que nos conduz hoje até Cuiabá. É esperar para ver quanto tempo isso ainda vai demorar para ser realidade…

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