28.2 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Déficit ainda preocupante

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

É consenso que a política habitacional, nos últimos oito anos, deu um salto no Brasil. A estabilidade da economia, a diminuição na taxa de juros, a maior oferta de crédito para financiamentos e em prazos maiores, além das políticas governamentais, deram um impulso na construção civil e, consequentemente, na construção da casa própria nesse período. O programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, por sua vez, foi um grande marco que facilitou a aquisição da casa própria, com subsídios.
Mesmo assim, é importante ressaltar que a demanda habitacional no Brasil ainda é muito grande. Em Rondonópolis, por exemplo, uma reportagem especial do Jornal A TRIBUNA deste domingo (01/05) mostrou que há aproximadamente 16 mil famílias à espera da casa própria, sendo 11 mil famílias de baixa renda. São famílias que vivem a dificuldade de pagar o aluguel e sustentar os entes, mesmo tendo condições econômicas muito baixas. Em geral, essas famílias de baixa renda dependem de programas sociais que garantam a doação da moradia ou em valores simbólicos.
Temos de reconhecer que o Município de Rondonópolis avançou bastante no programa habitacional para famílias de baixa renda, com vários residenciais já concluídos ou prestes a começar voltados para essa fatia da população. Nesse caso, é preciso que o poder público tenha mais transparência e divulgue melhor os critérios de contemplação com moradias para famílias de baixa renda. Isso evitaria eventuais desconfianças e denúncias que ocorrem em torno da contemplação de pessoas não-necessitadas.
Em relação às famílias de classe média, com renda entre 03 e 10 salários, o número de famílias à espera da casa própria chega a 05 mil somente com cadastro na Prefeitura. São famílias à procura de residenciais que conciliem um pouco mais de qualidade e prestações mais em conta. Contudo, a oferta em Rondonópolis para essa categoria da população ainda é muito baixa, gerando uma difícil situação para famílias dessa faixa de renda. Geralmente, uma alternativa para essas famílias ainda é recorrer aos trâmites diretamente na Caixa para financiar a construção. Imóveis particulares disponíveis para venda sofrem com os altos preços.
Tudo isso mostra que o campo da construção habitacional em Rondonópolis, principalmente para famílias de classe média, precisa expandir muito mais…

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Emendas Impositivas: Presidente da Câmara protocola petição no Tribunal de Justiça de MT

A Câmara Municipal de Rondonópolis protocolou, ontem (14), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), em Cuiabá, uma...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img