30.1 C
Rondonópolis
 
 

Um nicho a ser explorado

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O turismo tem sido uma das fontes de geração de emprego e renda que mais tem crescido no mundo, especialmente no Brasil. Nesse segmento, enfatiza-se o turismo doméstico, feito por pessoas do próprio país, com mais de R$ 50 milhões de viagens e US$ 22 bilhões em 2005. Apesar dos atrativos naturais, com os ecossistemas do cerrado, floresta e pantanal, Mato Grosso está longe de estar entre os principais destinos turísticos do país.
Em Rondonópolis, particularmente, ainda há muito espaço para o turismo avançar. O destaque local nessa área, que acaba movimentando os hotéis, é o turismo de negócios, movido principalmente pelo agronegócio. São pessoas que vem em busca de fazer negócios com empresas do setor agropecuário, agroindústrias, participar de eventos, conhecer propriedades/empresas ou fazer reuniões diversas no segmento.
Apesar disso, Rondonópolis ainda pode avançar muito suas receitas e divisas quando o assunto é turismo. Um espaço a ser ocupado está no turismo natural, ou ecoturismo. Para isso, a cidade dispõe de várias belezas naturais que podem ser melhor exploradas. Alguns desses exemplos são a Reserva Ecológica João Basso, com formações rochosas e achados arqueológicos; e a Rodovia do Peixe, com grande potencial para o turismo de pesca e de contemplação.
Outra mostra desse potencial foi dada neste fim de semana com a 2ª Caminhada na Natureza, no Assentamento Carimã, que tem potencial para explorar o turismo rural a partir das famílias assentadas. A região oferece, entre outros atrativos, várias cachoeiras, além do visual contemplativo. Seria uma fonte alternativa de renda para essas famílias.
Mesmo com potencial, é essencial que Rondonópolis ofereça infraestrtutura adequada para explorar essa vertente turística. Nesse sentido, a melhoria e presença de uma grande companhia aérea no aeroporto municipal seria fundamental. É preciso fomentar investimentos de estradas nesses pontos turísticos e em hotéis também. A região da Rodovia do Peixe, por exemplo, não possui nenhum grande estabelecimento com foco na hospedagem.
Até a concretização da estrada alternativa entre Rondonópolis e Cuiabá, passando pelo Pantanal, ou por Dom Aquino, seria interessante. Havendo um aeroporto com voos regulares de grandes empresas, Rondonópolis seria uma base de chegada aos turistas do Pantanal. São possibilidades que têm de ser estudadas, debatidas e, principalmente, exploradas.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img