35 C
Rondonópolis
 
 

Primeira de Rondonópolis: Escola Sagrado completa 75 anos com tradição e referência em educação

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A Escola Sagrado Coração de Jesus, a mais antiga e tradicional de Rondonópolis, completa nesta segunda-feira (1º), 75 anos. Em comemoração à data, uma Missa será celebrada nesta segunda-feira na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, às 19h. Uma festa também está sendo organizada e deve ocorrer em 29 de junho.

A escola, que marcou a história de Rondonópolis, também é, ainda hoje, referência na educação. “É importante destacar o pioneirismo da Escola Sagrado Coração de Jesus na educação da cidade, tendo surgido em um momento de ausência de políticas públicas educacionais em Mato Grosso. Foi neste contexto que as irmãs franciscanas acolheram na escola, estudantes e famílias de todo Mato Grosso”, relatou o professor de História da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), que integra a equipe de organização das comemorações do aniversário da escola, Adilson José Francisco.

A escola foi pioneira e a cidade cresceu em volta dela e da Igreja Matriz e, até hoje, contribui para a formação de profissionais para a cidade e para região toda.

“É uma instituição que contribuiu e ainda contribui muito na questão educacional. Ela continua sendo importante pelos valores éticos, morais, religiosos”, disse a ex-aluna Neuza Novais da Rocha, a Neuzinha, também integrante da equipe de organização.

A Escola Sagrado Coração de Jesus foi a primeira unidade escolar de Rondonópolis, fundada em 1949, numa época em que a cidade era pouco mais que um pequeno vilarejo. Ela foi concretizada por iniciativa do então bispo Dom Vunibaldo Talleur, que conseguiu atrair para a cidade três irmãs catequistas franciscanas.

Foram elas que começaram a ensinar as crianças em três pequenas salas de aula que ficavam no mesmo local onde hoje existe a grande escola que acabou por se tornar no decorrer do tempo.

Ao longo desses 75 anos, a cidade cresceu muito e se tornou um polo na região, e a Escola Sagrado se tornou uma referência em termos de qualidade do ensino praticado.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

UM POUCO DA HISTÓRIA

Em 29 de março de 1949, as pioneiras irmãs Catequistas Franciscanas Maria Bona e Maria Romani chegaram em Rondonópolis, sendo acolhidas na casa do senhor Benedito Nogueira. No final desse mesmo ano, a irmã Maria Ossemer chegou para reforçar a missão educacional.

A partir de 1949, foi criada e entregue nas mãos das Irmãs Catequistas a escola que recebeu o nome de “Escolas Reunidas Cândido Mariano”. No dia 1º de abril daquele ano, iniciaram-se as matrículas e, no dia 4 do mesmo mês, começaram as aulas com 100 alunos, terminando o ano com 123 estudantes.

Irmã Maria Romani assumiu a instituição de 1949 a 1952. De 1952 a 1956, a Irmã Amália Cristofolini foi nomeada a primeira diretora das Escolas Reunidas devido ao crescente número de alunos. Daí, em diante, sempre conduzida por irmãs, a escola foi crescendo e acompanhando o progresso de Rondonópolis.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img