22.5 C
Rondonópolis
 
 

“Margens do Rio Vermelho”: Unemat realiza 6ª edição de projeto que incentiva a leitura

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A segunda edição do projeto recebeu a autora Vanessa Passos, vencedora da 6ª edição do Prêmio Kindle de Literatura (Foto – Divulgação)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realiza, entre os dias 3 de abril e 12 de junho, o VI Curso Formação de Leitores, edição “Um sertão de histórias”. Nesse primeiro semestre de 2024, os inscritos vão ler o livro Vidas Secas, do autor brasileiro Graciliano Ramos.

O projeto tem o intuito de incentivar o hábito da leitura entre jovens e adultos, abordando as múltiplas possibilidades da literatura, conhecendo novas culturas e clássicos da literatura brasileira e estrangeira. No decorrer do curso, os inscritos participarão de leituras coletivas, debates e palestras.

A atividade é uma realização do Projeto Unemat nas Margens do Rio Vermelho e Biblioteca do Núcleo Pedagógico de Rondonópolis, com o apoio da NUEPE, GPPFEM e Passaporte para Leitura.

Nesta edição, as reuniões acontecerão todas as quartas-feiras, das 19h30 às 21h30 (horário de Brasília), via link do Google Meet, enviado aos inscritos. O curso tem certificação de 60 horas, para aqueles que seguirem as regras do projeto, entre elas, ter 75% de presença nos encontros.

Para uma das idealizadoras do curso, dra. Fabiana Souza de Andrade, o projeto é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas que são apaixonadas pela leitura e fazer novas amizades.

“Além disso, colabora com o desenvolvimento do pensamento crítico, já que proporciona momentos para que o participante exponha sua opinião, apresente diferentes perspectivas sobre a obra, ouça o que outro tem a argumentar e exercite o diálogo, tanto nas discussões online como nos eventos presenciais que o clube realiza em algumas edições”, explica.

O projeto incentiva que participantes de todas as regiões acompanhem os debates. Suzely Ferreira, da Vila Rica, participou da quinta edição do curso e afirma que o projeto é uma jornada literária incrível.

“Cada palestrante trouxe perspectivas únicas e a exploração profunda da obra lida, acrescentou camadas fascinantes ao aprendizado”, disse.

O curso de Formação de Leitores, conforme os seus idealizadores, é um exemplo das muitas ações que a universidade tem para desenvolver extensão com impacto na sociedade, incentivando a leitura e mostrando que é possível abordar a literatura de forma divertida e acessível, sem perder o seu potencial crítico e reflexivo. As inscrições estarão abertas até o dia 2 de abril (terça-feira).

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img