30.1 C
Rondonópolis
 
 

Disputa em 2024: Vários nomes fortes vão esquentar eleições

Pré-campanha eleitoral em Rondonópolis vem sendo tida como a mais movimentada até o momento em Mato Grosso

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Nomes cotados até agora para a disputa: Thiago Silva (MDB), Cláudio Ferreira (PL), Adilton Sachetti (Republicanos), Paulo José Correia (PSB), Aylon Arruda (PSD) e Carlos Augustin, o Teti (PT) (Foto – Arquivo)

2024 chegou e será o ano de mais uma importante eleição para Rondonópolis e também uma das mais acirradas da história da cidade, a julgar pelos nomes colocados até agora como pré-candidatos a prefeito.

Isso por conta da importância estratégica da cidade, tanto do ponto de vista econômico quanto político, o que desperta o interesse dos grandes partidos e lideranças locais e estaduais. A pré-campanha eleitoral em Rondonópolis vem sendo tida como a mais movimentada até o momento no Estado.

Um dos nomes fortes dessa nova disputa eleitoral é o do deputado estadual Thiago Silva (MDB), político ainda jovem que surgiu no movimento comunitário e que já era apontado com um nome forte na eleição de 2020, mas preferiu se dedicar ao seu primeiro mandato de deputado.

Tendo feito isso, agora diz estar melhor preparado e pronto para enfrentar os possíveis adversários. Além do seu espólio político pessoal, terá a estrutura do seu partido para lhe ajudar a turbinar sua possível candidatura.

Outro nome muito forte na política local que já anunciou que pretende disputar o pleito eleitoral é o ex-prefeito Adilton Sachetti (Republicanos), que já passou pela prefeitura e é lembrado até hoje como um bom gestor.

A seu favor terá o fato de ser um legítimo representante do agronegócio, setor que mais gera empregos e gera impostos no estado, e um de seus pontos fracos com certeza será o fato de estar afastado da política e dos holofotes da imprensa, além de ser um desconhecido pelos eleitores que se mudaram nos últimos anos para a cidade. Caso confirme a candidatura após as convenções, certamente será um nome de peso.

Igualmente forte, o deputado estadual Cláudio Ferreira (PL) é outro favorito ao pleito, tendo como principal base o eleitorado da chamada direita, principalmente os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas também contará com apoio de políticos tradicionais como o senador Wellington Fagundes, seu companheiro de partido.

Ferreira já disputou a eleição para prefeito em 2020 e ficou em terceiro, quando ainda não tinha exercido nenhum cargo público. Mais experiente e com um mandato de deputado no currículo, ele tende a ser um dos favoritos.

O presidente do Sanear, Paulo José Correia (PSB), nome que conta com o apoio do prefeito José Carlos do Pátio, é outro que deve chegar forte na disputa, devido principalmente ao apoio do prefeito, que já demonstrou que não medirá esforços para transferir votos para seu candidato.

O peso da máquina pública também servirá como impulsionador de sua candidatura e, somados, esses fatores devem colocá-lo entre os favoritos e todos ligados à política sabem a capacidade de conquistar votos que o atual prefeito tem.

O ex-prefeito Percival Muniz, atualmente filiado ao MDB de Thiago Silva, é outro nome constantemente colocado entre os possíveis candidatos, o que demonstra que o velho Barba, como também é conhecido, ainda tem um peso político muito grande entre o eleitorado rondonopolitano, mas o próprio Percival não tem aparecido em público e nem feito as articulações políticas de quem pretende ser candidato.

A tendência é que ele apoie ou até indique a esposa Ana Carla como vice, restando saber se apoiará o candidato de seu partido ou se irá por outro caminho.

O atual vice-prefeito Aylon Arruda (PSD) é outro que tem dito que pretende ser candidato, mas é nítido que pretende pleitear o apoio de Pátio, que por sua vez já se comprometeu com Paulo José, o que pode levá-lo a apoiar o candidato indicado pelo prefeito.

Caso não seja candidato a prefeito, Aylon, que faz parte do grupo político do deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho, deve disputar uma eleição de deputado federal.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Correndo por fora, mas com o apoio importante do presidente Lula, o empresário Carlos Augustin, o Teti (PT), deverá ser a novidade do pleito. Grande empresário do agronegócio, ele será a aposta do PT para eleger uma bancada de vereadores e contará com a militância petista e com a gorda verba do Fundo Eleitoral para montar uma grande estrutura de campanha e pode surpreender na votação.

Outros nomes devem surgir e podem até mudar todo o rumo das discussões e articulações, mas até o momento esses são os principais nomes colocados e deixam antever uma eleição com muitos e fortes candidaturas, o que para os entendedores significa uma eleição aberta em que qualquer um dos favoritos podem levar a eleição.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img