Rondonópolis passa por mais uma onda de calor que deve durar pelos próximos dias, com temperaturas que podem atingir 43ºC. Ontem (8), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo com risco à saúde para a onda de calor, com temperaturas máximas 5ºC acima da média desta época do ano.
Ontem, os termômetros já voltaram a ultrapassar os 40ºC, com temperatura máxima registrada na estação meteorológica do Inmet na cidade de 40,3ºC.
Para os próximos dias, a previsão é de calor intenso e tempo seco em Rondonópolis. Não deve chover entre esta quinta-feira (9) e domingo (12), conforme o Instituto.
De acordo com o Inmet, hoje a temperatura máxima deve ficar em torno de 38ºC, com mínima de 24ºC. O dia teve ter muitas nuvens, mas não há previsão de chuvas. A umidade relativa do ar deve variar entre 90% e 30%.
Para esta sexta-feira (10), a previsão é de mais calor, com os termômetros podendo chegar a 40ºC, enquanto a temperatura mínima não deve ficar abaixo de 24ºC. Também não há previsão de chuva, mas o dia deve ter muitas nuvens. A umidade relativa do ar deve cair, variando entre 80% e 20%.
A onda de calor continua no sábado (11), quando a temperatura máxima pode atingir os 41ºC. A mínima deve ficar em torno de 24ºC. Ainda sem previsão de chuva e com muitas nuvens o dia deve ser seco, com umidade relativa do ar variando entre 80% e 20%.
Com mais calor no domingo (12), a previsão é de temperatura máxima de 43ºC, com mínima de 24ºC. Sem previsão de chuva, o domingo deve ser ainda mais seco, com a umidade relativa do ar podendo cair até 15%.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
————————————————————————————
NÍVEL AMARELO
O Inmet explicou que o aviso de onda de calor de nível amarelo é emitido quando a previsão indica que as temperaturas (neste caso, especialmente as máximas) devem ficar 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos.
Ainda de acordo com a previsão, o forte calor deverá continuar, pelo menos, até meados da próxima semana, contudo, a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações. O Inmet reforça que segue monitorando a situação.
A partir deste sábado (11), se a situação persistir, o aviso de onda calor será atualizado e poderá se expandir ou até mesmo ter o seu nível de severidade alterado.
Em alguns municípios, principalmente dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C nos próximos dias.
O Instituto explicou que a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si.