25.7 C
Rondonópolis
, 14 julho 2024
 
 

Censo 2022: Rondonópolis tem mais mulheres

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
As mulheres representam 50,27% da população local, número pouco maior que o de homens (Foto – Arquivo)

Novos resultados do Censo 2022, divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que Rondonópolis tem uma população formada por mais mulheres e com idade média de 32 anos. O índice de envelhecimento local é maior que a do estado de Mato Grosso.

As mulheres representam 50,27% da população local, número pouco maior que o de homens, que representa 49,73% do total de habitantes. Elas são 123.118, enquanto, eles são 121.793. Ou seja, Rondonópolis tem 98,92 homens para cada 100 mulheres.

O Censo 2022 mostra ainda que os homens são maioria entre os mais jovens em Rondonópolis. A partir dos 30 anos, as mulheres passam a ser maioria entre a população. Segundo o IBGE, a mortalidade maior entre os homens, especialmente, por motivos externos, é o que explica esse movimento.

Os dados também mostram que a faixa etária com maior parcela da população está entre 25 e 29 anos. Esse grupo representa 4,24% da população local.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

A idade média da população de Rondonópolis é de 32 anos conforme o IBGE. Para chegar a esse número, o Instituto informa que é utilizado o critério de idade para dividir a população em duas partes iguais, ou seja, é a idade que separa a metade mais jovem da metade mais velha da população.

De acordo com o Censo 2022, o índice de envelhecimento da população local é de 35,23, que é o número de pessoas com 65 anos ou mais de idade em relação a um grupo de 100 crianças de zero a 14 anos. Quanto maior o indicador, mais envelhecida é a população.

Os dados mostram ainda que a população de Rondonópolis tem algumas diferenças da mato-grossense. Enquanto na cidade, os habitantes são formados em sua maioria por mulheres, no estado, os homens representam a maior parte da população. Os homens são 50,33% da população de Mato Grosso e as mulheres 49,67%.

Além disso, Rondonópolis tem um índice de envelhecimento da população maior que do estado. Em Mato Grosso, o índice de envelhecimento é de 33,99, pouco menor que o de Rondonópolis que é de 35,23.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

ECA, 34 anos: proteção digital de crianças é principal desafio

Criado para garantir direitos e a proteção de pessoas com menos de 18 anos, o Estatuto da Criança e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img