18.2 C
Rondonópolis
, 10 maio 2024
 
 

Articulação política: Prometida reforma de secretariado de Pátio movimenta bastidores

Ventila-se nos corredores do Palácio da Cidadania que o prefeito deve, enfim, anunciar as prometidas mudanças no seu primeiro escalão

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Secretários Alexsandro Silva, Ione Rodrigues e Pedro Augusto são algumas peças da gestão de Pátio que podem ser mudadas (Foto – Arquivo)

Não é segredo para ninguém que o prefeito José Carlos do Pátio pretende fazer uma reformulação no seu staff. O próprio chefe do Executivo afirmou logo após o término da eleição do ano passado que a conjuntura política havia mudado e que deveria fazer mudanças em algumas secretarias municipais. No entanto, o tempo passou e a dança das cadeiras prometidas ainda não aconteceu no Paço.

Porém, nos últimos dias começaram a pipocar nos bastidores políticos rumores de trocas, indicando que agora, sim, a prometida reformulação no seu primeiro escalão para os dois últimos anos como chefe do Executivo rondonopolitano deve sair do papel.

Ventila-se nos corredores do Palácio da Cidadania que o prefeito, após retornar de Brasília, onde cumpriu agenda nos últimos dias, buscando estreitar relações com o governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva, de quem é um apoiador de primeira hora, deve enfim anunciar as prometidas mudanças no seu primeiro escalão.

A primeira, inclusive, que já não é tão nova assim, foi a nomeação da servidora Tatiane Bonissoni para o comando da Secretaria Municipal de Receita, que já respondia interinamente pelo cargo, desde que Erazilene Valentin deixou o comando da pasta, no ano passado.

A nomeação de Tatiane só fez aumentar o burburinho nos corredores do Palácio da Cidadania e as apostas por lá são muitas. Fontes ouvidas pelo Jornal A Tribuna disseram que uma das mudanças que Pátio estaria propenso a fazer seria no comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ocupada hoje por Alexsandro Silva, através de indicação do vice-prefeito Aylon Arruda (PSD).

Para o lugar de Alexsandro, o escolhido seria o atual gestor do Gabinete de Segurança Pública, Valdemir Castilho, o Biliu, que também tem a missão fazer o trabalho de articulação política entre a Prefeitura e os vereadores.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————————————————————————————————

 

 

O Jornal A Tribuna também ouviu que, apesar da pressão do grupo de seus assessores mais radicais, que o acompanham há vários anos, chamados de Kamikazes, para indicar a Secretaria Municipal de Esportes para Odair José Mendes de Araújo, o Odair da Habitação, Pátio estaria mais propenso em confirmar Ione Rodrigues no comando da pasta, que hoje ela acumula com a Secretaria Municipal de Governo.

Cumpridores de missões do prefeito, os Kamikazes, que atualmente ocupam cargos de segundo e terceiro escalões da gestão, querem mais protagonismo. Pretendem lançar Wagner da Zoonoses para vereador em 2024 e a indicação de Odair faria parte da estratégia do grupo para o próximo pleito.

Mas, o prefeito resiste a pressão de seus aliados mais fiéis e entende que não é o momento para abrir mais espaço para o grupo na gestão.

A Tribuna ouviu de fontes no Palácio da Cidadania de que, com a ida definitiva de Ione para os Esportes, o nome que surge com força para assumir a Secretaria de Governo é a servidora de carreira aposentada Regina Celi Marques, que já assessorou o prefeito José Carlos do Pátio no período em que atuou como deputado estadual e também comandou a Secretaria Municipal de Receita no seu primeiro mandato.

Também são fortes os rumores no Paço de que as mudanças devem abranger outras secretarias. Fontes disseram que o prefeito estaria insatisfeito com a atuação da Secretaria Municipal de Habitação, Huani Rodrigues, e não seria novidade se ele resolver fazer uma mudança na pasta.

Nesse caso, a pasta poderia ser oferecida ao PT, que hoje não faz parte da gestão e o próprio Pátio já declarou publicamente a sua intenção de ter em seu governo o partido do presidente Lula e que hoje preside a Câmara Municipal, com o vereador Júnior Mendonça.

Outro que não estaria bem na foto com o preito é o secretário municipal de Cultura, o seu irmão Pedro Augusto Araújo. As insatisfações, segundo disseram as fontes, estariam relacionadas algumas ações tomadas pelo gestor na pasta.

Além disso, Pátio não teria gostado também que Pedro não tenha tirado uma faixa que foi colocada, no final do ano, no Casario, com críticas ao presidente Lula. No entanto, no caso da secretaria, a aposta pelos lados do Palácio da Cidadania é de que por ora deverá ter troca de comando da Cultura.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Estica a corda: Pátio busca Justiça para não pagar emendas até 30 de junho

Em meio às cobranças dos vereadores sobre o pagamento das emendas impositivas previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA)...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img