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Rondonópolis: Economista alerta que expansão da ferrovia trará queda de arrecadação

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Atualmente, em torno de 25% do valor adicionado municipal provém da ferrovia (Foto – Divulgação)

O economista Luís Otávio Bau Macedo, professor associado do curso de Economia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), entende que o projeto de expansão da ferrovia rumo ao norte do Estado significará redução expressiva do valor adicionado local, gerando queda de arrecadação.

Em uma explanação pública, Luís Otávio observa que a expansão da ferrovia para o norte sempre foi inexorável e excelente para Mato Grosso.

Também pontua que outros projetos como a ferrovia conectando a norte-sul, e outra ligando Sinop ao porto de Miritituba no Pará, irão reduzir os custos logísticos e ampliar as possibilidades de escoamento da safra mato-grossense, bem como de produtos agroindustrializados, tais como carnes e biocombustíveis.

A intenção do economista é justamente questionar Rondonópolis nessa nova fase, alertando que em torno de 25% do valor adicionado municipal provém da ferrovia. Assim, ele avalia que o melhor caminho seria desenvolver uma estratégia de diversificação produtiva discutida com a sociedade civil.

O exemplo dado por ele nesse sentido são os “planos de consertação” regional italianos, entre outros casos, onde os atores regionais pactuam metas e ações estratégicas que são de benefício mútuo: poder público regional e municipal, entidades empresariais, sindicatos de trabalhadores, universidades e centros de pesquisa.

 

 

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Os investimentos, segundo ele, ao invés de serem resultados de negociações de varejo, entre representantes do Legislativo e Executivo, passam a ser fomentados por um plano integrado e sinérgico de diversificação produtiva.

Além disso, Luís Otávio acredita que a criação de uma agência de desenvolvimento regional, com representação paritária público/privada, seria um meio de garantir políticas estáveis de Estado, e não de Governo.

Vale informar que até agora a Prefeitura de Rondonópolis não chamou representantes da sociedade para discutir alternativas para as consequências da ampliação da ferrovia rumo ao norte.

 

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2 COMENTÁRIOS

  1. Faço de suas palavras as minhas, Victor – Percival Muniz e Zé Carlos do Pátio são os piores Prefeitos que uma cidade como Rondonópolis-MT possa ter.

  2. Rondonopolis corre um serio risco de se tornar uma cidade decadente. Sua populaçao acredita em um desenvolvimento economico mágico e continuo, como se fosse uma predestinação divina, deixando todos em uma zona de conforto ingênua. Seus politicos são os piores possiveis. Durante os 10 anos que morei aí, só vi prefeitos socialistas, populistas e despreparados. Não esperem nenhuma providencia do Zé do Patio, que só presta para fazer favelas. Se preparem para tomar uma surra do nortão.

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