24.9 C
Rondonópolis
, 9 maio 2024
 
 

Sua alimentação é tão importante para prevenção do coronavírus

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

 

A recomendação é manter uma alimentação saudável regular, de modo que a imunidade permaneça sempre elevada. Entre os alimentos que podem auxiliar nesse processo estão os ricos em vitamina A (vegetais alaranjados e brócolis), vitamina C (frutas cítricas), selênio (peixes e frutas), zinco (carnes), ferro e proteínas (carnes e leguminosas). Iogurtes e leites fermentados têm microrganismos que também podem ajudar a estimular o sistema imunológico.

Quanto à vitamina C — nutriente mais associado à imunidade —, salienta-se que seu excesso pode causar cálculos renais e problemas gastrointestinais. Portanto, o uso de suplementos deve ser realizado apenas com orientação médica, caso seja comprovado que há deficiência dessa substância no organismo.

Vitamina C: a orientação é ingerir diariamente 75 mg, no caso das mulheres, e 90 mg, no caso dos homens. São exemplos de alimentos fonte de vitamina C: laranja, limão, acerola, goiaba, caju, kiwi, morango, melancia, salsinha, pimentão vermelho e batata-doce.

Vitamina A: a recomendação diária dessa vitamina é de 700 microgramas (µg) para mulheres e 900 µg para homens. Suas principais fontes são: bife de fígado, cenoura, batata-doce e frutas de coloração amarelo-alaranjada, como manga, mamão e caqui.

Evite comprar alimentos ultraprocessados, como bolachas, refrigerantes e sopas solúveis. A maioria deles é rica em sódio, gordura trans e calorias vazias.

 

Como conservar frutas e legumes

 

Além de planejar, é preciso caprichar na conservação de frutas e legumes para que durem mais tempo. Uma técnica bastante eficaz é o branqueamento de hortaliças, que permite que alimentos sejam congelados por até três meses. Veja como fazer:

1 – Lave e corte os legumes e as verduras na forma em que deverão ser consumidos

2 – Mergulhe-os em uma panela de água fervente com fogo alto e feche a tampa (veja o tempo na tabela nesta página)

3 – Com uma peneira ou escumadeira, retire-os da panela e mergulhe-os em água bem fria com gelo e deixe pelo mesmo tempo. Esse choque térmico interrompe o cozimento

4 – Escorra a água e acondicione os alimentos em potes herméticos ou sacos de plástico próprios, preenchendo-os até a borda

5 – O descongelamento pode ser feito direto no cozimento

A técnica preserva o valor nutricional, a coloração e o sabor, pois reduz a carga microbiana e diminui a ação enzimática natural que acabaria estragando o alimento. Assim, aumenta seu tempo de vida útil, ajudando na conservação.

Branquamento de hortaliças para congelar

 

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Pesquisas eleitorais: quase metade é financiada com recursos próprios

Levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) na base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) verificou que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img