27.9 C
Rondonópolis
 
 

Alunas locais se classificam para seletiva nacional do Bolshoi

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Da esquerda para a direita: Heloisa Azevedo da Silva, aluna do projeto “Criança na Dança”, Alessandra Carvalho, e Yasmim Karolaine Soares Fontes, aluna da Fundação “Maria Menina” – Foto: Deivid Rodrigues/A TRIBUNA

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realizou no domingo passado (26), em Campo Grande (MS), a pré-seletiva Centro-Oeste. Na iniciativa, dentre 121 pessoas inscritas, incluindo as que têm conhecimento em dança e aquelas que não possuem conhecimento na área, 14 candidatos foram escolhidos para participarem da seletiva nacional que ocorrerá do dia 18 a 21 de outubro, na sede da filial da escola de ballet russo, localizada em Joinville (SC). Desse total de aprovados, duas meninas são de projetos sociais de Rondonópolis.

Tratam-se de Heloisa Azevedo da Silva, de nove anos, que faz parte do projeto “Criança na Dança”, do Ballet Alessandra Carvalho, e Yasmim Karolaine Soares Fontes, de oito anos, da Fundação “Maria Menina”, que participaram da seletiva entre as alunas que não possuem conhecimento em dança. Elas e os demais concorrentes foram observados pelos professores avaliadores Bruna Lorrenzzetti e Pedro Tayette, que vieram da cidade do interior catarinense.

De acordo com Alessandra Carvalho, que atua como voluntária no “Criança da Dança” e no “Maria Menina”, para escolherem as meninas, esses professores levaram em conta a aptidão delas ao ballet, além da flexibilidade e alongamento de cada uma. “Desde o começo do ano que elas vem tendo aulas de alongamento para participarem da pré-seletiva”, comentou.

Participaram da pré-seletiva, candidatos de Campo Grande, Maracaju, Camapuã, Sidrolândia, São Gabriel do Oeste, Corumbá, Três Lagoas e Dourados, em Mato Grosso do Sul; de Assunção e Pedro Juan Caballero, ambas no Paraguai; de Fernandópolis e Santa Fé do Sul, no estado de São Paulo; e de Várzea Grande e Rondonópolis, em Mato Grosso.

Dos 14 aprovados, oito são de projetos sociais e três de instituições particulares de Campo Grande (MS); um é de um projeto social de São Gabriel do Oeste (MS); e as duas meninas de Rondonópolis. A pré-seletiva na capital sul-mato-grossense foi organizada por Adalton Garcia e contou com a participação da produtora do Bolshoi Vitória Negherbon.

SELETIVA NACIONAL

Segundo Alessandra Carvalho, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil abriu 20 vagas para alunos que não possuem conhecimento em dança, cuja faixa de idade é de nove a 11 a anos, e para os que possuem algum conhecimento em dança, cuja faixa etária é de 12 anos acima.

Alessandra Carvalho acredita que uma pessoa que ainda não passou por aulas de dança é mais fácil para tentar entrar na instituição do ballet russo. Isso porque os professores da escola costumam ser mais rigorosos com aqueles que já tem conhecimento desse estilo de dança.

“A gente espera que a Heloisa e a Yasmim tenham bom desempenho na seletiva nacional e que uma delas consiga uma vaga na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Mas, a viagem em si para elas já será uma experiência a mais para elas, porque terão contato com outras pessoas, culturas, lugares e a própria estrutura da filial da escola. Sem contar que aquela que for escolhida fará companhia a outra rondonopolitana que é a Anny Vitória, que foi selecionada no ano passado”, enfatizou Alessandra Carvalho.

A voluntária levou, ao todo, para a pré-seletiva duas alunas do projeto “Criança da Dança” e quatro da Fundação “Maria Menina”.

SONHO

Tendo sido aprovadas na pré-seletiva as duas meninas ficam na expectativa de conseguirem entrar na escola e, assim, ficarem mais perto de realizarem seus sonhos. Tanto Heloísa, quanto Yasmim querem seguir a carreira artística, porém cada uma por um caminho diferente.

Heloísa quer ser bailarina profissional. “Minha mãe sempre me fala que se eu quero ser bailarina profissional eu devo treinar e se dedicar a esse estilo de dança para assim conseguir realizar o meu sonho”, disse.

Já Yasmim tem um sonho maior do que o ballet. “Eu quero entrar na escola de ballet para principalmente chegar ao teatro e, assim, seguir o meu maior sonho que é o de ser atriz”, revelou a menina.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é uma das mais tradicionais e importantes escolas de ballet, sendo a única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Greves de trabalhadores aumentaram 6% no país em 2023

Em 2023, os trabalhadores brasileiros deflagraram pelo menos 1.132 greves. O número é 6,08% maior do que o registrado...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img