16.4 C
Rondonópolis
, 17 junho 2024
 
 

Companhia de teatro de Rondonópolis fará abertura do “Palco Giratório”

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Foto: Joicy Souza

A Companhia de Teatro de Rondonópolis (Cia. TR) apresentará amanhã (13) a peça teatral “Dom Casmurro”, baseada na obra do escritor Machado de Assis. O espetáculo abrirá o “Palco Giratório”, do Serviço Social do Comércio (Sesc), e começará a partir das 20h, no teatro da unidade de Rondonópolis, localizada no Bairro Sagrada Família.

A interpretação dos personagens da obra literária será feita pelos próprios integrantes da Cia TR que, em sua maioria, são acadêmicos no campus de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). De acordo com um dos diretores do espetáculo, o acadêmico do curso de Administração e responsável por ministrar as oficinas de teatro na UFMT, Marcos Leque, o convite para abrir o projeto “Palco Giratório” veio depois que o grupo realizou a segunda temporada de “Dom Casmurro”, no mês de abril. Fazem parte desse projeto nada mais nada menos do que 20 diferentes companhias que percorrem o Brasil e espalham a arte por onde passa.

Particularmente para Ronald Robert, acadêmico do curso de Psicologia, e que na peça interpretará Dom Casmurro mais velho, a apresentação de amanhã será a realização de um sonho. “Eu sempre quis participar do Palco Giratório e esta será a oportunidade também para que, tanto as pessoas de fora como a população de Rondonópolis, conheça o nosso trabalho. Também será a chance de se obter crescimento profissional já que o evento agregará profissionais de outras companhias”, enfatizou.

Para Nathania Carbonato, que também cursa a faculdade de Psicologia, “Dom Casmurro” é uma obra de fácil compreensão e é uma história de possui começo, meio e fim. Na peça ela fará o papel de Capitu.

O espetáculo começará a partir das 20h, mas é recomendável que os interessados em curtir a peça cheguem entre 30 a 40 minutos de antecedência para a retirada do ingresso mediante a doação, de forma colaborativa e não obrigatória, de um litro de leite longa vida ou um livro usado. O “Palco Giratório” começa amanhã e seguirá até o dia 20 de maio.

DOM CASMURRO

Cenas da peça “Dom Casmurro”, interpretado pelos integrantes da Cia. TR – Foto: Joicy Souza

O livro conta a história de Bentinho e Capitu que são criados juntos e se apaixonam na adolescência. Mas a mãe dele, por força de uma promessa, decide enviá-lo ao seminário para que se torne padre. Lá, o garoto conhece Escobar, de quem fica amigo íntimo. Algum tempo depois, tanto um como outro deixam a vida eclesiástica e se casam. Escobar com Sancha, e Bentinho com Capitu. Os dois casais vivem tranquilamente até a morte de Escobar, quando Bentinho começa a desconfiar da fidelidade de sua esposa e percebe a assombrosa semelhança do filho Ezequiel com o ex-companheiro de seminário.

A COMPANHIA

A Cia. TR completará em 2018 um ano de existência. Segundo Marcos Leque, a companhia nasceu a partir do desejo de pessoas que querem seguir a carreira artística e se profissionalizarem como atores em Rondonópolis. Sendo que “Dom Casmurro” é o trabalho atual do grupo e que já realizou duas temporadas, sendo a primeira em dezembro de 2017 e a segunda ocorrida no mês de abril deste ano.

Na peça, além de Marcos Leque, que faz o papel de “Tio Cosmo”, Nathania que fará “Capitu” e Ronald Robert como “Bento Santiago/Dom Casmurro” mais velho, o elenco também conta com Thais Sales (acadêmica de Psicologia) como Sancha; Felipe Baessa (acadêmico de Engenharia Agrícola e Ambiental) como “Bento Santiago/Dom Casmurro” mais novo; Vinicius Ronan, que é preparador de elenco e que interpretará o primo “Justino”; Genubio Silva (acadêmico de Letras – Português) como “José Dias”; Larissa Rodrigues (acadêmica de Biblioteconomia) como “Dona Glória”, mãe de Bentino; Higor Willon (acadêmico de Engenharia Mecânica) como “Escobar” e “Ezequiel”; e Hely Joseph como o “vendedor de cocada”. A peça tem direção de Marcos Leque e Márcio Martins.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasil agora tem política nacional para Alzheimer e outras demências

Demência é um termo geral que engloba várias doenças neurodegenerativas que ocasionam a perda gradual de funções cerebrais. É...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img