23.5 C
Rondonópolis
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img


 

Marchiane Fritzen: “Uma candidatura sua à Prefeitura prejudicaria o projeto político do governador Mauro Mendes ao Senado em 2026…”

1- SENHORAS E SENHORES,

a nuvem política de Rondonópolis ainda vai mudar muitas vezes de lugar até as convenções partidárias entre julho e agosto, quando então serão oficializados os candidatos a prefeito dos grupos que disputarão a sucessão do senhor José Carlos de Araújo, o ex todo poderoso político das forças progressistas do município.

Hoje, o quadro está bem embaralhado, já esteve em situação mais clara para os nossos cientistas políticos da Terra de Rondon. A coisa está bem indefinida tanto pela Direita, como pela Esquerda. E o pleito se aproxima a cada dia que passa, o 6 de Outubro está bem ai.

Já estamos à porta do início do calendário eleitoral das eleições, que é a janela para as trocas de partidos que se dará no período de 7 de março a 5 de abril. E as novas filiações partidárias serão a primeira amostra para uma avaliação de como estarão os grupos que disputarão a Prefeitura Municipal.

A formação de chapas fortes para a Câmara é um indicativo da musculatura que terá o candidato a prefeito, pois a importância desses candidatos é muito grande pelos diversos bairros da cidade, os candidatos a vereadores são os grandes cabos eleitorais da eleição.

Apesar de que uma chapa muito forte, se por um lado tem a possibilidade de eleger mais vereadores, pelo número de vagas conquistadas pela conta do coeficiente eleitoral, por outro lado torna muito concorrida a disputa interna.

NA POSIÇÃO DA NUVEM HOJE,

o Colunista percebe que o MDB do pré-candidato Thiago Silva vai para o pleito com uma fortíssima chapa, pois além dos atuais 3 vereadores que disputarão a reeleição (Cláudio da Farmácia, Investigador Gerson e o Adonias Fernandes), já tem como certos as filiações dos vereadores Adilson do Naboreiro e o dr. Jonas Rodrigues, e pelas conversas os vereadores Batista da Coder e Marildes Ferreira também poderão embarcar no barco emedebista.

E ainda tem mais nomes de peso, em condições de serem puxadores de votos, como os ex-vereadores Fábio Cardoso, Ibrahim Zaher, a Mariuva, o Fulô, entre outros… Esse time do MDB mostra que a candidatura do deputado Thiago Silva vem para disputar mesmo a conquista do Palácio da Cidadania.

Outro detalhe é que o grupo do tradicional partido em Rondonópolis, desde os tempos do seu eterno cacique Carlos Bezerra, é hoje o que já está mais empenhado na pré-campanha, transmitindo a certeza de que Thiago Silva é mesmo candidato a prefeito. Sem mais a fala de que está conversando com outros pré-candidatos, e o que estiver melhor vai para a disputa.

A COLUNA TAMBÉM SENTE

um esvaziamento no grupo do prefeito José Carlos do Pátio (PSB), que já disse ter “batido o martelo” com o nome do candidato predileto para sua sucessão, no caso o fiel escudeiro Paulo José Correia. Acontece que os vereadores da base do prefeito não escondem o desgosto com certas posições do Zé do Pátio, e a contrariedade hoje é bem clara, inclusive ele já está tendo muita dificuldade em matérias do seu interesse na Câmara Municipal. Em duas reuniões extrasoficiais realizadas pelo Zé do Pátio, para um Café e um Chá, o índice de comparecimento foi baixo em ambas.

A bronca geral é que Zé do Pátio está trabalhando para eleger alguns secretários e assessores da sua administração, e que em reuniões pelos bairros ele acaba desmerecendo vereadores, mesmo do seu grupo, que tem suas bases por ali.

A crise ficou bem mais clara nesta semana quando até o seu líder, vereador Reginaldo Santos (SD) deixou vazar que esteve em reunião com o senador Jaime Campos, em Várzea Grande, quando foi convidado para se filiar ao União Brasil. Ora, Senhores e Senhoras! O UB jamais vai apoiar o Paulo José (PSB).

E nesse clima no Paço Municipal, com o Zé incentivando servidores para disputarem a Câmara, o Reginaldo andou falando pela imprensa que ele é do Grupo, continua fiel, “mas tem que saber se realmente me querem por lá”. E que tudo tem que ser em mão dupla, dentro do jogo de interesses das partes envolvidas.

Ora bolas! Mesmo o Reginaldo afirmando que estará com o Paulo José, um recado ele andou dando ao prefeito Zé do Pátio. Se o vereador Reginaldo, que com maestria procura contornar todos os problemas criados pelo prefeito com a Câmara Municipal e quando quase sempre acaba alcançado êxito, deixou vazar essa possibilidade de se filiar no partido do senador Jaime e do governador Mauro Mendes, imagina os outros vereadores.

Foi assim que começou a contrariedade do vereador Roni Magnani com o Zé do Pátio, depois do resultado das eleições de 2022 e que culminou com o seu pronunciamento na reunião da quarta-feira (14), quando entre os muitos termos pesados dirigidos ao prefeito, que é do seu mesmo partido, o PSB, chegou ao tom ameaçador de afirmar: “Consigo provar que o senhor não tem moral para ficar me provocando. Me deixe quieto. Esta briga pode não acabar bem. Vai virar uma rinha de galo. Todo mundo vai sair machucado”. E por incrível que pareça, o Zé do Pátio ficou caladim, não tocou no assunto.

NESTE PONTO A COLUNA

pega aqui um recorte do Papo Político passado: o prefeito Zé do Pátio pretende mesmo eleger o seu sucessor?

Sinceramente, parece que não. É só analisar tudo o que está acontecendo na administração em um pleno ano eleitoral. Se o prefeito fosse candidato a reeleição, será que o clima com a Câmara Municipal seria esse mesmo?

Nos postos de Saúde, onde falta do básico ao atendimento de profissionais, estaria assim? Obras mal executadas por todos os bairros, e para culminar, a vexatória situação do transporte coletivo, hoje entregue a uma autarquia, a AMTC, criada há cerca de dois anos e que só agora assumiu o comando do serviço, mas com os ônibus sendo entregue à uma Cooperativa que nem motoristas tinha, o que causou o maior transtorno na história do transporte coletivo de Rondonópolis, prejudicando milhares de cidadãos que precisam se deslocar pela cidade para cumprir com seus compromissos, entre eles levar seus filhos às escolas.

Para se ter uma ideia da esdrúxula situação, a Cooperativa agora está ministrando cursos para preparar os motoristas para cobrir as linhas de ônibus, pois a maioria desconhece pequenos detalhes de itinerários e até os pontos de ônibus. Pasmem! Mas é verdade.

A diretora da AMTC, Priscila Paiva, está sendo convocada pela Câmara Municipal para, na próxima terça-feira, prestar esclarecimentos sobre o Contrato de 19 milhões por ano com a Cooperativa e como será resolvido esse caos instalado no transporte coletivo de Rondonópolis.

Segundo uma das broncas do vereador Roni Magnani, o Zé do Pátio não se empenha em ajudar os seus companheiros de grupo, parece que ele não quer que nenhuma outra liderança se desponte a lhe fazer sombra, e assim aconteceu com ele quando não foi ajudado o suficiente para se eleger deputado estadual nas eleições de 2022.

E será que agora, o Zé quer mesmo eleger o seu sucessor na pessoa do Paulo José Correia, que ao longo da sua vida política sempre esteve ao seu lado, o assessorando em tudo? Uma boa pergunta para refletir na semana.

2- NO CLIMA DE PRÉ-CAMPANHA

esta semana voltou a ventilar em Rondonópolis a possibilidade do UB apresentar a presidente da Associação Comercial, Marchiane Fritzen, como pré-candidata a prefeita, ela que é também a presidente do diretório municipal do União Brasil, partido do governador Mauro Mendes, que é o presidente Regional.

A Marchiane já se reuniu com o Wender Ramon, que é o presidente do PRD local e tem o Mauro Carvalho, secretário de Governo, na presidência do Diretório Regional, e fala-se que terá uma conversa com o Republicanos, que tem a pré-candidatura a prefeito do Adilton Sachetti.

Sem dúvida que o Mauro Carvalho assumiu o PRD para o tornar uma especie de filial do UB, e isso ocorrerá em todo o Estado de Mato Grosso até as eleições de 2026, quando Mauro Mendes será candidato a Senador da República. Tudo está dentro do projeto futuro, agora se vai envolver o Republicanos aqui, que é do vice-governador Otaviano Pivetta, é uma outra história.

Mas, aqui em Rondonópolis, na eleição que se avizinha para prefeito, sem entrar no mérito das condições de capacidade da Marchiane Fritzen, a Coluna não acredita que ela e o UB bancarão uma candidatura majoritária agora. O governador não irá entrar em confronto com dois deputados estaduais, com suas pré-candidaturas a prefeito muito bem avaliadas pelo eleitorado, que são o Thiago Silva (MDB) e o Claudio Ferreira (PL).

Mauro Mendes não vai querer arrumar sarna pra se coçar durante dois anos que ainda tem de mandato e muito menos para a sua campanha em 2026, ao Senado. Já pensou uma candidatura da Marchiane atrapalhando a vida do Cláudio ou do Thiago agora? O prejuízo iria para a conta do governador Mauro Mendes.

Depois falaremos mais sobre esse assunto! Uma boa semana a todos!

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Lupa nos alimentos: prazo para adequação de rótulos e embalagens termina em 22 de abril

Depois de três anos e meio e uma decisão judicial contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img