30 C
Rondonópolis
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Sessão 137 de 2/6/2011 (Extraordinária - CD)
Valtenir Pereira: “anunciou apoio ao PT e ao nome que a sigla indicar para o Governo do Estado”

1 – SENHORAS E SENHORES,
esta é a última Coluna de 2013 e como não poderia deixar de ser vai trazer um pouco do que foi a política ao longo deste ano, quando as articulações para as eleições de 2014 começaram.

Nas articulações para as disputas eleitorais de 2014 tem-se, até o momento, a definição do nome do senador Pedro Taques (PDT) como pré-candidato ao Governo do Estado, bem como do “rei da soja”, Erai Maggi (PP) – que pode ser somente balão de ensaio –, e um indefinição quanto uma candidatura do senador Blairo Maggi (PR), que até agora diz que não será candidato ao Governo do Estado, mas que pode mudar de ideia a qualquer momento, o que pode alterar o cenário político. Taques tem, por enquanto, o apoio do Movimento Mato Grosso Muito Mais, composto por PDT, PPS, PSB e PV, e articulações com DEM, PSDB e PTB, além do recém-criado, Solidariedade.

Já, o PP, aposta em uma dobradinha com o PT, com o qual vem mantendo contatos. O PMDB e o PSD devem manter-se no bloco de apoio ao Governo Dilma Rousseff, com PT e PP. O PR depende de uma decisão de Blairo, e poderá apoiar até mesmo Taques, com quem o pré-candidato ao Senado, deputado federal Wellington Fagundes, já manteve contatos. Nesta última semana, o Pros do deputado federal, que vai a reeleição, Valtenir Pereira, também anunciou apoio ao PT e ao nome que a sigla indicar ou apoiar para o Governo do Estado. Valtenir quer atuar em prol a presidente Dilma Rousseff (PT) no Estado. A preferência do Pros é pelo nome de Lúdio Cabral para concorrer ao Palácio Paiaguás.

O outro grande nome que vinha aparecendo para a disputa ao Governo do Estado, o do juiz federal Julier Sebastião da Silva, perdeu força após a operação Ararath da Polícia Federal, que cumpriu mandado de busca e apreensão em sua residência e seu gabinete. Desde então, uma possível candidatura de Julier seria muito mais difícil, mas não está descartada.

2- PARA O SENADO
os nomes fortes que apareceram até o momento são o do atual senador Jayme Campos (DEM), que poderá tentar a reeleição, e do deputado federal Wellington Fagundes (PR), que tentaria uma vaga ao Senado pela primeira vez. Contudo, Fagundes ainda depende de uma decisão de Blairo Maggi, que em uma possível candidatura ao Governo do Estado, poderá tirar o deputado federal do páreo. Ao longo dos últimos meses, chegou-se a cogitar uma candidatura do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) ao senado, mas o assunto deixou de ser debatido. Assim como uma possível candidatura do governador Silval Barbosa (PMDB) à senatoria, que muito se falou, mas que na atual situação, possivelmente, não ocorrerá.

3 – JÁ A DISPUTA ENTRE OS RONDONOPOLITANOS
para vagas de deputado estadual também começou a ser articulada. Alguns partidos, como o PSDB e o PDT já lançaram nomes de pré-candidatos a deputados estaduais da cidade. O PSDB anunciou o nome do vereador de primeiro mandato, Rodrigo da Zaeli, como pré-candidato da sigla na região Sul. Do mesmo modo, o PDT anunciou que o pré-candidato de Rondonópolis é o secretário municipal de Administração, Carlos Vanzelli. Outros vereadores também têm o nome cotado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, pelo PMDB, dr. Manoel da Silva Neto, que já foi candidato uma vez, poderá disputar uma segunda, assim como pode ser escolhido um entre Adonias Fernandes, Thiago Silva e Cláudio da Farmácia. Um nome forte é o do presidente da Câmara, Ibrahim Zaher (PSD), que também poderá ir para a disputa. Pelo PT, o vereador Mauro Campos também poderá ser candidato.

Têm ainda os candidatos à reeleição, deputado Hermínio J. Barreto (PR), Sebastião Rezende (PR) e Teté Bezerra (PMDB).

4 – NO INÍCIO DE 2014
as articulações começam a ficar mais centradas em objetivos concretos com a proximidade das eleições e alguns partidos poderão começar e definir nomes que até o momento não foram definidos. Logo se saberá qual será o cenário político mato-grossense para 2014 e aí também caberá aos eleitores escolher o que será o melhor para o Estado.

Um feliz ano novo a todos e um ótimo 2014!

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasileirão: Botafogo vence Flamengo no Maracanã por 2 a 0

O Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 0 no início da tarde deste domingo (28) no Maracanã, pela...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img