23.5 C
Rondonópolis
 
 

Bastidores da República: Decisão do STF sobre improbidade vai interferir no destino da eleição

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Na quinzena destinada aos registros de candidaturas para as eleições de outubro deste ano, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidirão sobre a validade das alterações na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/1992) inseridas pela Lei 14.230/2021. O rumo desse julgamento por parte do plenário vai mudar a composição de chapas.


REVOGADO

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gurgel de Faria, revogou a decisão que liberava o ex-governador José Roberto Arruda para concorrer nas eleições deste ano. Em 6 de julho, durante o recesso do Judiciário, o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, concedeu liminar a Arruda para afastar a inelegibilidade e restabelecer os direitos políticos do ex-governador, condenado em dois processos por improbidade administrativa.


ARQUIVAMENTO

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou novo parecer reafirmando o pedido para que o Supremo Tribunal Federal (STF) arquive inquérito contra o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). O mandatário é investigado por suposto vazamento de dados sigilosos sobre ataque hacker contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No documento assinado pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, a Procuradoria-Geral da República argumenta que o ministro Alexandre de Moraes violou o sistema acusatório, ao determinar novas medidas para dar prosseguimento à investigação.


CENSO ATRASADO

A pandemia da Covid-19 e as crises na destinação de recursos para a realização do Censo Demográfico adiaram em dois anos a realização da pesquisa. Após o atraso, recenseadores treinados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciam a coleta de dados do maior e mais importante estudo sobre a população brasileira.

De acordo com o IBGE, a previsão é que sejam visitados 75 milhões de domicílios até o início de novembro. O instituto estima que, para coletar dados suficientes sobre a condição de vida dos brasileiros, será necessário percorrer mais de 8,5 mil quilômetros quadrados pelos quatro cantos do país.


FORA DE CENA

Lideranças evangélicas que estiveram em contato com a ex-ministra Damares Alves afirmam que ela não demonstra mais interesse em disputar as eleições.

Filiada ao Republicanos, Damares foi impedida por Bolsonaro de concorrer ao Senado pelo Distrito Federal. A ex-ministra Flávia Arruda foi escolhida como a candidata do presidente na chapa do governador Ibaneis Rocha.


POR DENTRO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kássio Nunes Marques, elogiou as escolhas do presidente Jair Bolsonaro (PL) para as duas vagas de ministros abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A partir de lista divulgada pelos ministros do Superior Tribunal de Justiça, o chefe do Executivo indicou os desembargadores Messod Azulay e Paulo Sérgio Domingues para ocuparem os cargos.


POSSE NA COLÔMBIA

O presidente da República Federativa do Brasil Jair Messias Bolsonaro decidiu enviar o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, para representá-lo na posse do novo presidente da Colômbia, Gustavo Petro. O evento acontecerá no domingo (07/08).

Segundo fontes do Palácio do Planalto ouvidas pela coluna, Bolsonaro optou não comparecer à posse em razão da campanha eleitoral deste ano. Também pesou o fato de Petro ser de um partido de esquerda.


COVID

O Brasil registrou 201 mortes provocadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas. A média móvel diária de óbitos está em 224, queda de 11% em relação ao número verificado há 14 dias. O país contabilizou 22.064 novos casos da doença em 24 horas, totalizando 33.855.964 infecções confirmadas desde o início da pandemia.

No total, foram perdidas 678.715 vidas para o coronavírus. Os números são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a destruição das chuvas que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img