25.7 C
Rondonópolis
 
 

Bastidores da República: CPI da Covid: PGR pede para STF arquivar ações contra Bolsonaro

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), o arquivamento de cinco investigações contra o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro abertas em decorrência dos trabalhos desenvolvidos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.

As manifestações foram apresentadas no âmbito de petições formuladas no STF após o encerramento da CPI.


IRREGULARIDADES

Os advogados do PT (Partido dos Trabalhadores) ingressaram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com uma ação contra o PL (Partido Liberal), acusando a legenda de impulsionamento irregular de conteúdo eleitoral promovendo o presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato à reeleição.

O partido do também pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva relata que o PL promoveu uma campanha de impulsionamento de conteúdo digital nos dias 22 e 23 de julho, pelo YouTube e pelo Google.


NÃO FOI ELEITORAL

O Partido Liberal (PL), legenda do presidente Jair Bolsonaro, enviou uma manifestação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmando que não houve propaganda eleitoral antecipada durante o encontro convocado pelo chefe do Palácio do Planalto com embaixadores na última semana.

No documento, a sigla defendeu que se trata de um evento na pauta do governo e que não cabe à Justiça Eleitoral analisar as falas do presidente na posição de chefe do Poder Executivo.


NÃO POSSO FAZER NADA

O presidente Jair Bolsonaro voltou a mencionar o conflito envolvendo a Ucrânia e a Rússia. Segundo o mandatário, ele é contra a guerra, mas não pode se envolver a ponto de “trazer um problema lá de fora para o nosso colo”.

“Fomos à Rússia e recebi críticas de 99,9% da imprensa, sobre críticas de outros países, mas eu sou presidente do Brasil. Quero paz, não quero guerra em lugar nenhum do mundo e faço o possível para isso, mas não posso trazer um problema lá de fora para o nosso colo, sem poder solucioná-lo, ficaríamos com dois problemas”, disse Bolsonaro.


FILIADA

Um filiado do MDB apresentou um pedido para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anule o ato convocatório de convenção partidária nacional da sigla. O evento, que deve oficializar a candidatura de Simone Tebet (MS) à Presidência da República.

O autor da ação é Hugo Wanderley Caju, filiado ao partido desde junho de 2007. O emedebista defende que o fato da convenção ser realizada de maneira virtual inviabiliza a garantia do sigilo do voto pelo sistema que será utilizado para realizar a reunião. A inviolabilidade do voto é garantida em estatuto da legenda.


DEMOCRACIA

Quatro ex-ministros do Supremo Tribunal Federal já aderiram ao manifesto organizado por juristas em defesa do processo eleitoral e contra o discurso golpista do presidente Jair Bolsonaro. O manifesto será apresentado em um ato público que está marcado para o dia 11 de agosto, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a USP.

A ideia dos organizadores é fazer da ocasião a reedição de uma manifestação histórica realizada no mesmo local em 1977, em pela ditadura militar, com a leitura de uma carta que denunciava as arbitrariedades do regime e defendia a volta da democracia.


RACHADURA

Ex-ministro da Educação da atual gestão federal, Abraham Weintraub voltou a criticar o presidente Jair Bolsonaro, a quem classificou como uma pessoa “desonesta” e que Centrão fez o titular do Palácio do Planalto “soltar a franga”.

Durante uma live transmitida pelas redes sociais no último domingo, o provável candidato ao governo de São Paulo afirmou categoricamente que o titular do Palácio do Planalto “mentiu” para o povo e se aliou “aos porcos”.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img