32.8 C
Rondonópolis
 
 

Bastidores da República: Corte no Orçamento fica mais duro e deve afetar Saúde e Educação

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O terceiro corte no Orçamento promovido pela equipe econômica afetará os ministérios da Saúde e da Educação. A justificativa é que essas são as pastas com as maiores receitas. A informação foi adiantada pelo secretário do Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago em entrevista na sede da pasta, em Brasília.

“É natural que tenha tido um contingenciamento em saúde e educação, porque o orçamento deles é muito grande. Vamos ver como vai ser neste mês, mas não é uma falta de critérios. No decreto isso vai estar explícito”, resumiu o secretário. Apesar da declaração, o detalhamento das áreas afetadas não foi divulgado.


PAPO PRESO

Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), o ex-vereador e influenciador digital Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, de 46 anos, conhecido como Ivan Papo Reto, deve continuar preso enquanto a Polícia Federal investiga se ele teve cúmplices ao fazer ameaças contra políticos de esquerda e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O homem foi detido em Belo Horizonte (BH), após mandado de prisão temporária expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, da Suprema Corte.


DIVIDENDOS ANTECIPADOS

Para compensar o aumento dos gastos com a aprovação dos benefícios previstos na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Auxílios, o Ministério da Economia pediu que as quatro grandes estatais mudem sua política de dividendos e paguem mais ao Tesouro Nacional.

O ofício foi enviado à Caixa Econômica Federal, Petrobras, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A PEC dos Auxílios foi aprovada no fim de junho e estipula um pacote de R$ 41,25 bilhões para reduzir o impacto dos aumentos sucessivos nos preços dos combustíveis.


AUXÍLIO CAMINHONEIRO

O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) confirmou, o pagamento da primeira e da segunda parcelas do Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (Bem-Caminhoneiro), que serão depositadas no próximo dia 09 de agosto. Cada uma terá valor de R$ 1 mil – os montantes referem-se aos meses de julho e agosto.

As informações de cadastro dos profissionais foram repassadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) do Ministério da Infraestrutura (MINFRA) e estão em processamento pela Dataprev.


ARQUIVAMENTO

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou, ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento da ação movida pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) contra o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e contra os senadores Davi Alcolumbre (União-AP) e Marcos do Val (Podemos-ES) por suposta corrupção envolvendo os parlamentares.


PRÓ-RÚSSIA

O Centro de Combate à Desinformação do governo da Ucrânia incluiu o ex-presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma lista de pessoas que promovem propaganda pró-Rússia durante a guerra.

No relatório, divulgado no último dia 14 de julho no site do órgão que faz parte da guerra de narrativas entre Rússia e Ucrânia, 78 pessoas são listadas com nome e registros que comprovem propaganda a favor da Rússia.


BEM ESTRUTURADO

Marcelo Queiroga vê como bem sucedida a condução do presidente Jair Messias Bolsonaro no combate à Covid-19. Para ele, muitas foram as melhorias na saúde pública e o pós-pandemia será de retomada no atendimento de pacientes de outras doenças como o câncer.

“A nossa estrutura hospitalar, hoje, é muito mais forte e está preparada para atender esses casos de outras doenças como o câncer”, explica o ministro da Saúde. “E temos trabalhado em relação às cirurgias eletivas, que ficaram represadas, por motivo óbvio: os hospitais estavam em colapso”, disse.


SAFINHA RECORDE

A falta de chuvas no mês de abril foi um empecilho, mas nem isso impediu que a safrinha de milho 21/22 batesse recorde de produção no Brasil. A colheita esperada é de 89,1 milhões de toneladas do grão, um crescimento de 43% em relação à safra anterior (62,1 milhões de toneladas).

A produtividade estimada é de 96,4 (sacas por hectare), um avanço de 35% em relação ao período anterior.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Abuso de poder na pré-campanha eleitoral pode ser econômico, político, midiático e religioso, explica especialista

Os abusos de poder no processo eleitoral podem ser caracterizados de diversas formas, entre elas: abuso de poder econômico,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img