32.8 C
Rondonópolis
 
 

Bastidores da República: Carta em Defesa da Democracia une de lavajatistas a esquerdistas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A divulgação de uma Carta em Defesa da Democracia se tornou um dos principais fatos políticos da semana no Brasil por representar uma ampla união de ideologias políticas distantes umas das outras em quase tudo, mas consensuadas em apoio ao sistema eleitoral brasileiro.

Formulado por professores da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), o documento recebeu o apoio de políticos de esquerda e de direita, de economistas ortodoxos e heterodoxos; de advogados lavajatistas e garantistas e até mesmo de personagens que já estiveram ligados ao governo de Bolsonaro.


CENÁRIO INCERTO

O preço da soja para o contrato corrente na CME-Group ficou cotado na média de US$ 14,55/bu na última semana, queda de 7,89% ante a semana passada. O cenário de incerteza no mercado financeiro mundial (recessão econômica) continua influenciando os preços da oleaginosa.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) no boletim semanal da soja, mesmo com a China voltando a comprar um volume relevante na semana passada, o apetite do país asiático é inferior em relação ao mesmo período dos últimos anos e com a ampliação de novos casos da Covid-19 no país, a pressão sobre os preços em Chicago se intensificou.


INQUÉRITO

O Ministério Público do Trabalho (MPT) transformou em inquérito civil a investigação preliminar aberta contra o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães pelas supostas práticas de assédios sexual e moral.

No despacho, cujo teor foi obtido, o procurador Paulo Neto, do MPT no Distrito Federal, considera, inicialmente, que a denúncia “configura infringência à ordem jurídico-trabalhista e aos direitos coletivos dos trabalhadores”.


MOEDA EPECIAL

O Banco Central (BC) lançou duas moedas comemorativas em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil. Uma delas é feita de prata, e a outra de cuproníquel – mistura de cobre e níquel.

O destaque do lançamento é a versão de cuproníquel, a primeira da história a conter aplicações de cor em um dos lados. Na parte de trás, ela exibe uma faixa em tons de verde e amarelo e a primeira estrofe do Hino da Independência, escrito em 1822, por Evaristo da Veiga.


COVID

O Brasil registrou 351 mortes provocadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas. A média móvel diária de óbitos está em 232 queda de 4% em relação ao número verificado há 14 dias. Variações menores que 15% no valor da média móvel são consideradas dentro da margem de estabilização.

O país contabilizou 37.914 novos casos da doença em 24 horas, totalizando 33.659.879 infecções confirmadas desde o início da pandemia. No total, já foram perdidas 677.489 vidas para o coronavírus.


ACUSAÇÃO

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia à Justiça Federal contra o presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Marcelo Augusto Xavier da Silva, por produzir um relatório de inteligência ilegal utilizado para perseguir e acusar falsamente servidores da pasta.

Segundo o MPF, Xavier deu causa à instauração de inquérito policial contra diversos servidores da Funai, integrantes da Associação Waimiri Atroari e pessoas jurídicas, acusando-os de terem cometido os crimes de tráfico de influência e de prevaricação, mesmo sabendo que eram inocentes.


NADA CERTO

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) afirmou, em nota divulgada, que ainda depende de conversas e entendimentos internos para decidir sobre a candidatura a vice na chapa presidencial da também senadora Simone Tebet (MDB-MS).

“Fui um dos primeiros a manifestar meu entusiasmo pela candidatura da Simone. Acho uma candidatura preparadíssima, e ela é capaz de unir o Brasil”, começou o ex-governador do Ceará.


ERROS INACEITÁVEIS

A CBF admitiu diante de 15 dirigentes de clubes da Série A e 13 da B, o que cartolas, torcedores e as imagens de TV já vinham afirmando e demonstrando há um bom tempo: que a arbitragem brasileira tem errado com frequência, às vezes até mesmo de forma “inaceitável”, para usar um termo utilizado pelo próprio presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme.

O mea culpa aconteceu durante encontro realizado na sede da entidade, na zona oeste do Rio de Janeiro (RJ).

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Abuso de poder na pré-campanha eleitoral pode ser econômico, político, midiático e religioso, explica especialista

Os abusos de poder no processo eleitoral podem ser caracterizados de diversas formas, entre elas: abuso de poder econômico,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img