23.2 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Projeto valoriza bibliotecários em MT

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A proposição do deputado Zé Carlos do Pátio tem como objetivo valorizar a categoria profissional e melhorar a formação educacional
A proposição do deputado Zé Carlos do Pátio tem como objetivo valorizar a categoria profissional e melhorar a formação educacional

Valorizar a classe dos bibliotecários e melhorar a formação educacional dos cidadãos mato-grossenses. São esses os principais objetivos do Projeto de Lei 85/2015, de autoria do deputado estadual Zé Carlos do Pátio (SD), que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de bibliotecários em todas as bibliotecas situadas em Mato Grosso.
A proposição aguarda ainda parecer da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa. Se aprovada em Plenário, todas as bibliotecas mato-grossenses, públicas e privadas, serão obrigadas a contar com pelo menos um bibliotecários em seu quadro funcional, de forma permanente.
Em sua justificativa, Pátio destaca a manutenção, a organização e a promoção do acervo de uma biblioteca como principais competências do bibliotecários, de acordo com a Lei Federal 4084/1962.
“A mera existência de uma biblioteca não se consubstancia em um automático benefício aos alunos e à sociedade em geral, uma vez que tal circunstância não garante acessibilidade ao acervo cultural ali existente, nem a sua conservação”, justificou o parlamentar.
Em Rondonópolis, o curso de biblioteconomia é oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A proposta do curso é capacitar profissionais para transformar as bibliotecas em centros de informações organizadas e, consequentemente, colaborar com o enriquecimento educacional e cultural do cidadão.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Parabéns Deputado Zé Carlos do Pátio precisamos desse tipo de apoio para criar o cargo de Bibliotecário no Estado. Pois, temos muitos profissionais Bibliotecários no estado que infelizmente não estão atuando na área por falta de oportunidade. Tendo em vista que maioria das bibliotecas hoje no estado, são assumidas por leigos sem a formação adequada para assumir tal função pois segundo a Lei Federal 4084/1962 “Art 2º O exercício da profissão de Bibliotecário, em qualquer de seus ramos, só será permitido: aos Bacharéis em Biblioteconomia…” Com registro de Classe no CRB. Em consequência dessa carência maiorias das “Bibliotecas” encontram-se em total abandono como verdadeiros depósitos impossibilitando os cidadãos o direito ao acesso a informação de qualidade que possa ser devidamente tratada, mediada e disponibilizada por profissionais capacitados. Acredito que com a sua iniciativa poderemos iniciar a mudança necessária para a valorização da nossa categoria.
    Conte com o meu apoio.

  2. Parabéns ao Deputado Zé Carlos. Muito obrigada pela sua valiosa ajuda aos Bibliotecários que lutam todos os dias pelo reconhecimento de nossos serviços dentro de uma Biblioteca. Pois, infelizmente, ainda temos muitos Gestores que acham que o Bibliotecário (a) não precisa ganhar Função Gratificada. Isso acontece muito nos municípios do Pará.

  3. Parabéns ao deputado pelo projeto, finalmente um político interessado no desenvolvimento educacional, onde não se almeja só construir prédios, mas sim ter recursos humanos capacitados para a qualidade do ensino.

  4. Parabéns Deputado pela iniciativa, estamos com você. Merecemos um lugar ao sol já que a nossa profissão é quão importante como qualquer outra. Avante!! Eu quero ser efetiva!

  5. Parabéns Deputado Zé Carlos do Pátio precisamos desse tipo de apoio para criar o cargo de Bibliotecário no Estado. Pois, temos muitos profissionais Bibliotecários no estado que infelizmente não estão atuando na área por falta de oportunidade. Tendo em vista que maioria das bibliotecas hoje no estado, são assumidas por leigos sem a formação adequada para assumir tal função pois segundo a Lei Federal 4084/1962 “Art 2º O exercício da profissão de Bibliotecário, em qualquer de seus ramos, só será permitido: aos Bacharéis em Biblioteconomia…” Com registro de Classe no CRB. Em consequência dessa carência maiorias das “Bibliotecas” encontram-se em total abandono como verdadeiros depósitos impossibilitando os cidadãos o direito ao acesso a informação de qualidade que possa ser devidamente tratada, mediada e disponibilizada por profissionais capacitados. Acredito que com a sua iniciativa poderemos iniciar a mudança necessária para a valorização da nossa categoria.
    Conte com o meu apoio.

  6. MUITO OBRIGADA DEPUTADO, POR ACREDITAR NO TRABALHO DOS BIBLIOTECÁRIOS E NOS AJUDAR NESTA LUTA INCESSANTE. DEUS TE ABENÇOE AGORA E SEMPRE! VAMOS VENCER ESSA BATALHA.

  7. Parabéns ao Deputado Zé Carlos do Pátio. Nós precisamos de políticos que olhe pelo anseio de nossa classe de bibliotecários que há 15 anos de existência na UFMT de Rondonópolis não obtínhamos apoio para nossa valorização. Nossa luta é constante e estamos juntos contigo para alcançarmos a vitória de aprovação desta Lei estadual. Obrigada por reconhecer o grande valor desse profissional.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img