19.8 C
Rondonópolis
, 17 junho 2024
 
 

Justiça foi dura com Pátio, diz Bezerra

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Carlos Bezerra: “com todo o meu respeito ao Judiciário não posso deixar de dizer que achei uma decisão dura”

O deputado federal e presidente regional do PMDB, Carlos Bezerra, convocou a imprensa, na manhã de ontem, para falar a respeito da manutenção da cassação do mandato do prefeito Zé Carlos do Pátio, que faz parte do seu partido. Bezerra disse lamentar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e considerou que a justiça foi dura com Pátio. “Com todo o meu respeito ao Judiciário não posso deixar de dizer que achei uma decisão dura, no entanto, é uma ordem judicial, então, só resta cumprir”, externou.
O presidente do PMDB falou que o partido não pode fazer nada por Pátio neste momento, pois trata-se de uma decisão técnica e jurídica, na qual os políticos não podem influenciar. Contudo, acredita que Pátio tem chances de conseguir uma liminar judicial que o mantenha no cargo.
Diante dos fatos, Bezerra pediu ajuda à imprensa para tentar manter a população calma neste momento de transtornos políticos. “Deve ficar claro que a cidade não vai parar. As obras que estão sendo executadas, como por exemplo as do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], continuarão. Os programas sociais e de habitação continuarão, enfim, tudo vai continuar dentro da normalidade”, garantiu.
CONVERSA COM ANANIAS
O deputado contou que conversou, ontem pela manhã, com o presidente da Câmara Municipal, Ananias Filho (PR), que é obrigado a assumir interinamente no lugar de Pátio em caso de afastamento, e sentiu-se mais tranquilo ao notar que o republicano está consciente do seu papel neste instante. “Eu gostei muito da conversa com o Ananias. Ele se mostrou muito equilibrado e maduro para passar por este momento e tenho certeza que ele cumprirá suas funções da melhor forma”. Bezerra repassou ainda que Pátio e Ananias também já haviam mantido conversas após a manutenção da cassação, e que há um entendimento entre os dois de que o republicano dará continuidade aos trabalhos que vêm sendo executados pela administração peemedebista.
O parlamentar destacou ainda o bom relacionamento entre Ananias e Pátio, o que, na sua opinião, é muito favorável para o município. O presidente do PMDB observou também o fato de Ananias ser muito bem relacionado com todos os vereadores, pois para ele, a Câmara terá papel fundamental neste momento.
Bezerra disse ainda que tranquilizou Ananias em relação ao apoio de lideranças, independente do partido. “Disse a ele que todos os líderes políticos que representam Rondonópolis na Câmara Federal e no Senado serão seus parceiros neste momento. Eu, o deputado [federal] Wellington Fagundes, o senador Blairo Maggi. Enfim, ele pode ter a certeza de que não estará sozinho”, afiançou o presidente do PMDB, ressaltando a importância dessa união em torno do município para a população de Rondonópolis. “Digo isso para que as pessoas fiquem ainda mais calmas”.
INDIRETAS
O deputado federal Carlos Bezerra evitou falar a respeito das informações que dão conta de que o PMDB já teria fechado acordo com o PR para apoiar Ananias Filho (PR) em sua candidatura a prefeito nas eleições indiretas, no caso de Zé Carlos do Pátio não obter liminar judicial e se manter afastado da chefia do Executivo Municipal.
“Não é o momento para discutirmos isso, até porque seria um desrespeito ao prefeito Zé Carlos do Pátio, já que ele ainda vai pleitear a volta ao cargo através de medidas judiciais”, considerou.
As eleições indiretas acontecem após o período de 30 dias em que o presidente da Câmara Municipal assume a prefeitura. Neste tipo de processo eleitoral, apenas os 12 vereadores votam para escolher o novo prefeito, que pode ser qualquer um dos parlamentares do município ou cidadão filiado a partido dentro do prazo eleitoral exigido e com domicílio eleitoral em Rondonópolis.
INELEGIBILIDADE
Carlos Bezerra acredita que, dificilmente, Zé Carlos do Pátio vai conseguir resolver sua situação quanto à inelegibilidade. É que devido a decisão do TRE-MT pela cassação do prefeito e sua vice, Marília Salles (PSDB), os dois ficaram impedidos de disputar o pleito eleitoral deste ano quando um novo prefeito e vereadores deverão ser escolhidos pela população.
Bezerra explicou que, mesmo que Pátio obtenha uma liminar judicial para manter-se como prefeito de Rondonópolis, isso não altera sua inelegibilidade. “Para poder ter a chance de disputar as eleições, o Zé teria que ter o recurso que foi impetrado pelos advogados dele julgado e aceito pelo TSE [Tribunal Superior Eleitoral] antes de junho, quando acontecem as convenções e é o prazo final para divulgarmos quem são os candidatos. Diante do que vemos no Judiciário, sabemos que dificilmente esse recurso será julgado dentro deste prazo”.
Com a inelegibilidade de Pátio, Bezerra acredita que o Fórum Suprapartidário que vem sendo articulado pelo PMDB e que tem a participação de mais 14 partidos, entre eles o PR, tornará ainda mais importante, já que a possibilidade de Pátio tentar reeleição está praticamente descartada.
O objetivo do Fórum é discutir critérios do grupo para a apresentação de nomes dos diversos partidos para concorrerem à indicação de disputar o cargo de prefeito e vice nas eleições deste ano.

Diretores do Sanear se precipitaram, diz peemedebista
Durante coletiva de imprensa realizada ontem de manhã, o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) foi questionado a respeito do lançamento de esgoto in natura no Rio Vermelho pelo Sanear e reconheceu que o erro foi grave, mas acredita que os diretores da autarquia agiram de boa fé.
O parlamentar evitou fazer avaliações sobre o caso, alegando que ainda não teria conversado com o prefeito Zé Carlos do Pátio (PMDB) sobre o assunto e nem com a direção do Sanear. “Temos que lembrar que Rondonópolis é o único município de Mato Grosso que está executando as obras do PAC e isso deve ser ressaltado. No entanto, essa questão ambiental hoje em dia é muito séria, por isso temos que admitir que eles erraram”, considerou.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Engraçado, né, primeiro o deputado vira às costas para o prefeito e agora diz lamentar pelo fato de ser cassado? Se jogar uma montanha de esgoto no rio Vermelho é agir de boa fé, imagina se tivessem má fé, teriam no mínimo jogado toda essa porcaria pelas ruas e avenidas da cidade. Francamente,senhor deputado!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasil agora tem política nacional para Alzheimer e outras demências

Demência é um termo geral que engloba várias doenças neurodegenerativas que ocasionam a perda gradual de funções cerebrais. É...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img